Busca avançada
Ano de início
Entree

Gustavo Rodrigues Penha

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes (IA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Gustavo Penha graduou-se em composição musical na FASM (Faculdade Santa Marcelina), onde estudou com Sergio Kafejian e Paulo Zuben. Concluiu o Mestrado em Música na UNICAMP e o Doutorado na mesma instituição, com período de sanduíche na Université Paris 8, ambas as pesquisas sob orientação de Silvio Ferraz e com bolsa FAPESP. Realizou pós-doutorado no Departamento de Música da ECA/USP, com bolsa PDJ do CNPq. Foi bolsista de três edições do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, onde estudou com Stefano Gervasoni, Claude Ledoux e Roberto Victório e de masterclass com o Arditti Quartet. Também estudou composição musical com Mario Garuti e Amy Beth Kirsten no III HighSCORE Festival, na Itália.Atuou como produtor artístico e compositor nos CDs Ressonâncias, do grupo Sonâncias, e Imaginário, da pianista Lidia Bazarian, ambos lançados pelo selo LAMI com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de SP. Teve peças apresentada em Pavia, na Itália, pelo Quartetto Maurice, pelo The Riot Ensemble na LSO St. Lukes, em Londres, pelo Percussions de Strasbourg durante sua pesquisa de doutorado na Université Paris 8, sob orientação de José Manuel Lopez Lopez, Anne Sedès e Alain Bonardi.Recebeu o Prêmio Funarte de Composição Clássica em 2014 e teve suas obras interpretadas por artistas e grupos como Pedro Bittencourt, Gabriel Rimoldi, William Teixeira, Amèlia Mazarico, Késia Décoté, Sonâncias, Sixtrum Percussion Ensemble, Camerata Madeira Dedilhadas e Duo Amálgama, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Recife, Salvador, João Pessoa, Fortaleza, Maceió, Campo Grande, Paris, Oxford e Montreal.Além de compositor, se especializou em interpretação de música barroca e atua como teorbista e guitarrista barroco, tendo estudado no Núcleo de Música Antiga da EMESP, sob orientação de Guilherme de Camargo. Participou de festivais e eventos de música antiga, atuando e estudando com intérpretes como Hopkinson Smith, Rafael Bonavita, Gaetano Nasilo, Peter Van Heyghen, Sigiswald Kuijken, Luis Otávio Santos, Alessandro Santoro e Alberto Kanji. Como teorbista e compositor, integra o Duo Amálgama com a violoncelista Sandra Tornich, grupo especializado na interpretação de música barroca e contemporânea e que foi contemplado por edições do Prêmio Funarte de Circulação de Concertos, pela Lei Paulo Gustavo executada pela Sectur de Campo Grande, além de concertos pela rede SESC e campi da UFMS.Desde 2016, é professor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da UFMS, atuando especialmente no Curso de Música Licenciatura, onde foi Coordenador de Curso de 2018 a 2021, e no Mestrado Profissional de Artes em Rede (Prof Artes). Atuou em importantes comissões e conselhos da universidade. Foi membro da Comissão Permanente do Vestibular e do PASSE, da Comissão de concursos públicos para a Carreira do Magistério Superior da UFMS, do COGRAD, CD, COUN e da Comissão Setorial de Avaliação da FAALC. Ocupou o cargo de diretor substituto da FAALC de 2019 a 2021, e atualmente é Diretor da FAALC, desde 2021. Sua atuação administrativa possibilitou um bom diálogo com diferentes esferas da universidade, uma melhor sistematização no acompanhamento de processos e contribui para a construção de um ambiente respeitoso e de gestão responsável.Em sua trajetória acadêmica e de pesquisa, tem se dedicado a áreas como composição musical, análise musical, música e tecnologia e práticas interpretativas. Seus projetos incluem investigações sobre fonética e fonologia aplicadas à composição e à percepção auditiva, bem como estudos sobre a gestualidade físico-corporal na prática instrumental. Mais recentemente, tem se voltado à área das Humanidades Digitais e de suas possíveis contribuições para a pesquisa em música. Em 2024, junto a João Pedro Ortale, orientando de PIBIC, recebeu o Prêmio Destaque no Integra UFMS, na área de Linguística, Letras e Artes, com pesquisa, sobre Elis Regina, que conjugava musicologia histórica, análise musical e análise computacional. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 21/06/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.