Busca avançada
Ano de início
Entree

Idméa Semeghini Prospero Machado de Siqueira

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em Letras Neolatinas - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP (1964-1967-Rua Maria Antonia), Mestrado (1970) e Doutorado (1976, bolsa-FAPESP) em Linguística-FFLCH-USP, Pós-Doc-Instituto Psicologia USP (1988, bolsa-CNPq Inteligência Artificial: Processamento de Linguagem Natural e Sistema Especialista [Medicina] ) e Pós-Doc-Université Paris 13 (2002, bolsa-CAPES). Livre-Docente em Educação-FEUSP (2015).| De 1990-1997, no Instituto de Estudos Avançados - USP (IEA-USP), participou de GP: Ciência Cognitiva-Neurociência (coord Henrique Shützer Del Nero) e Educação para a Cidadania (coord Alfredo Bosi).| Como docente da FEUSP, coord GP Diversidade Cultural, Linguagem, Mídias e Educação e participa do GP Contextos Integrados de Educação Infantil.| Participou de projetos de cooperação internacional: CAPES-COFECUB (2001-2004) França- A gestão da violência e da diversidade na escola e CAPES-GRICES (2005-2008) Portugal- INFÂNCIA: formação/pesquisa/inovação.| Com subvenção-FAPESP (2001-2002), coord projeto Aprender a ler e a escrever em diferentes disciplinas em escola pública - colaboração com Christine Barré-De Miniac do IUFM/Grenoble-LIDILEM / Université Stendhal Grenoble.II. (No Brasil, a EMEF Des. Achilles de Oliveira Ribeiro).| Até 2015, na FEUSP-Dept Metodologia do Ensino e Educação Comparada, aulas/supervisão de estágios inerentes a cursos de PEDAGOGIA e LICENCIATURA.| Participou da organização de edições do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da USP. No XII SMELP (2013), atuou na coord do evento com foco em Biblioteca Escolar e Sala de Leitura: usuários, acervos e ambientes de interação hipermidiática. Por 10 anos, foi presidente da Comissão de Biblioteca da FEUSP.| A partir de 2016, como Prof SÊNIOR, atua na Pós-Graduação em Educação-FEUSP, ministra disciplina e orienta (2021) 1 ME e 2 DO. Na Comissão de Pesquisa, supervisiona um pós-doutorado. Em 2017, desenvolveu projetos em parceria com Max Bernard Butlen da Université Cergy-Pontoise / França (subvenção AUCANI-USP). No 2 sem 2023, ministrou a disciplina EDM-5208-Letramento emergente lúdico na INFÂNCIA e ALFABETIZAÇÃO: desatando nós da desigualdade social.| Principais Projetos de FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Na SEE-SP/CENP (1976-1979), coord elaboração de dois livros: Subsídios para Implementação do Guia Curricular de Língua Portuguesa, 3/4 séries-EF-I. No PEC-Formação Universitária-USP/UNESP/PUC, realizou videoconferências, elaborou capítulo de livro e de oficinas, veiculadas impressas, entre elas: O encontro lúdico da criança com a LITERATURA na escola: ambientes acolhedores e instigantes (2002)|.No curso Formação Intercultural Superior do Professor Indígena do Estado de SP (formação universitária dos 80 primeiros professores indígenas de 5 etnias), SEE/SP-FEUSP (2005-2008), coord Área de Linguagem, no âmbito do projeto: Interculturalidade e Bilinguismo nas escolas das aldeias indígenas.| A partir de 2017, com colegas da FEUSP, participa do desenvolvimento do Projeto LINGUAGENS na ARTO-TIC-TECA da Biblioteca Universitária-FEUSP que, em 2021, foi denominado Formação de professores para a SALA DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS.| Em 2018/19, no Programa Sala e Espaço de Leitura da SME-SP, atuou no projeto para formação continuada do Professor Orientador de Sala de Leitura (POSL); em 2020 publicação: SALA DE LEITURA: vivências, saberes e práticas.| Em 2021, participou da pesquisa RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL 5, com a publicação do artigo: O encantamento das crianças pelos livros e pela leitura nas famílias e nas escolas: letramento emergente e alfabetização.| Suas pesquisas em LINGUAGEM (verbal e não verbal) abrangem Magia/Arte Informação/Ciência.| Foco: se Família e Educação Infantil propiciarem a oportunidade de um LETRAMENTO EMERGENTE desafiador e lúdico, o aprender a LER e a ESCREVER -a alfabetização- será para as crianças um objeto de desejo, prazer, uma brincadeira que as constituirá como leitoras fluentes. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
BV em números * Dados atualizados em 23/08/2025
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.