Busca avançada
Ano de início
Entree

Luiz Gustavo Bentim Góes

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Luiz Gustavo é biólogo, graduado pela Universidade de Taubaté (2001), onde, na mesma instituição obteve especialização em Biologia Molecular (2003). É Mestre (2003-2005) em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde desenvolveu pesquisas relacionadas à geração da Plataforma Vacinal de Vírus-Like-Particles (VLPS) de papilomavírus Bovino e Humano no laboratório de Genética do Instituto Butantan. Em 2012, concluiu o doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Universidade do Colorado (USA), onde se dedicou ao estudo da epidemiologia molecular de Coronavírus humanos em doenças respiratórias no Brasil, além de pesquisas versando sobre a identificação do sítio de ligação da proteína Spike com receptores celulares do coronavírus humano, e a diversidade genética de coronavírus em morcegos da América Latina. Em seu primeiro Pós-doutoramento, pelo Departamento de Microbiologia da USP, se manteve no tema e estudou a eco epidemiologia e evolução de coronavírus de morcegos do Brasil como bolsista FAPESP realizando parte de sua pesquisa na Agencia de Saúde de Plantas e Animais do Reino Unido. Posteriormente, atuou como pesquisador visitante no Instituto de Virologia da Universidade de Medicina CHARITÉ de Berlim, Alemanha estudando a epidemiologia de diferentes vírus respiratórios em favelas brasileiras e também a diversidade e evolução viral em morcegos e roedores do Brasil. Após retorno ao Brasil, passou a atuar na investigação da diversidade e evolução de potenciais vírus emergentes em Morcegos do Brasil incluindo estudos com Coronavírus, Paramixovírus, vírus da Influenza, Hantavírus entre outros, desenvolvendo suas atividades na Plataforma Científica Pasteur-USP. Atualmente Luiz é Bolsista CNPq de Pós-Doutorado no Exterior realizando suas pesquisas na Universidade Charité de Berlim onde estuda o potencial de infecção de células de mamíferos por coronavírus identificados em morcegos do Brasil durante suas investigações anteriores. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/09/2022
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: