Busca avançada
Ano de início
Entree

Késia Silva Lourenço

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Instituto Agronômico (IAC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

A Dra. Késia Silva Lourenço é engenheira agrônoma (UDESC), com Mestrado (UDESC) e Doutorado (IAC e Universidade de Leiden, Holanda) e vem atuando na área de sustentabilidade ambiental desde a graduação. O foco dos trabalhos conduzidos é a reutilização sustentável dos diferentes resíduos agro-industriais na agricultura bem como a avaliação de seus impactos ambientais. Késia iniciou sua carreira em 2006, na Universidade estadual de Santa Cantarina (UDESC). Durante a graduação obteve bolsas de monitoria e iniciação cientifica (CNPq) e recebeu o prêmio de 1ª Colocada no Curso de Agronomia 2010/segundo semestre. Durante o mestrado avaliou a eficiência de utilização da cama-de-aves como fertilizante e a eficiência dos inibidores da urease em reduzir as perdas de N por volatilização de amônia. Em 2013, iniciou o doutorado no Instituto Agronômico (IAC), onde avaliou diferentes estratégias de manejo para reduzir os efeitos negativos nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundos da aplicação combinada dos fertilizantes nitrogenados e vinhaça. Késia pesquisou estratégias práticas e simples, como separação da aplicação do N mineral e vinhaça no tempo e o uso de inibidores da nitrificação, que eventualmente, poderão ser usadas no RenovaBio (sigla para Política Nacional de Biocombustíveis). Além dos estudos realizados em campo no Brasil, Késia realizou, como parte de seu doutorado, estudos básicos dos processos microbiológicos envolvidos na emissão de GEE no Instituto de Ecologia da Holanda (NIOO) em Wageningen. No NIOO avaliou o impacto da vinhaça na comunidade microbiana do solo e investigou as rotas microbianas responsáveis pelas emissões de N2O. Essa é uma área emergente da ciência e pode, novamente, produzir resultados inovadores. A convite dos pesquisadores holandeses escreveu uma segunda tese, além da defendida no IAC, e obteve outro título de doutorado na Universidade de Leiden. Atualmente Késia dá continuidade aos estudos iniciados no doutorado, com um enfoque mais abrangente, ligando a produção agrícola e sustentabilidade ambiental. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 30/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: