Busca avançada
Ano de início
Entree

Melissa Santana de Oliveira

CV Lattes  Google Scholar Citations


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina com a tese intitulada Sobre casas, pessoas e conhecimentos: uma etnografia entre os Tukano Hausirõ e Ñahuri porã, do médio Rio Tiquié, Noroeste Amazônico, defendida em 2016, orientada pela prof. Antonella Tassinari, com estágio doutoral (PSDE/Capes) na Division of Social Anthropology, University of Cambridge, onde foi visiting student, sob a supervisão do Prof. Stephen Hugh-Jones (Kings College). Defendeu a dissertação de mestrado em Antropologia Social intitulada Kyringué y kuery Guarani infância, educação e religião entre os Guarani de M'biguaçu no ano de 2004 pela Universidade Federal de Santa Catarina. Entre 2005 e 2011 atuou como antropóloga da equipe do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental assessorando escolas e asssociações indígenas em projetos de pesquisa intercultural e transdiciplinar, manejo socioambiental e valorização cultural, com grupos indígenas da família linguística Tukano Oriental, no rio Tiquié, afluente do Uaupés, TI Alto Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. Foi colaboradora e co-autora de artigos do livro Manejo do mundo- Conhecimentos e práticas dos povos indígenas do Rio Negro, vencedor do Prêmio Jabuti, na Categoria Ciências Humanas, em 2011. Em 2012 foi consultora do Museu da Amazônia na exposição PeixeGente no rio Alto Rio Negro. Entre 2017 e 2021 foi pesquisadora de pós doutorado no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da UFSCar, com o projeto Gênero e Conhecimento entre os Tukano do Alto Rio Negro, sob supervisão do Prof. Geraldo Andrello. Entre 2019 e 2020 foi Visiting research Fellow no Departamento de Antropologia da London School of Economics and Political Science, UK, como bolsista BEPE/FAPESP, com o projeto Plants, arfefacts and people: feminine creative modes among Eastern Tukano groups. Atuou como consultora da Faculdade Latino- Americana de Ciências Sociais na Fundação Nacional do índio, da Unesco na Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação e da GIZ (cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável). Entre 2022 e 2023 compôs a equipe do Projeto Florestas Ressurgentes: povos tradicionais, políticas ambientais, e práticas de revitalizar paisagens na Amazônia Contemporânea (FAPEAM/PPGAS/UFAM), coordenado pelo Professor Thiago Mota Cardoso. Atualmente é membro do Programa Povos Indígenas, populações Negras e Comunidades Tradicionais da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. Temas de pesquisa: educação escolar indígena, produção e circulação de conhecimentos indígenas, pessoa, gênero e etnologia, emergências climáticas, produção antropológica indígena. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 16/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.