Busca avançada
Ano de início
Entree

Thiago Altair Ferreira

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Química pelo Instituto de Química/USP e Mestrado no programa de Física Aplicada, opção Biomolecular do Instituto de Física de São Carlos/USP. Atualmente se encontra em desenvolvimento seu doutorado pelo Instituto de Química de São Carlos/USP em colaboração com o Sírius/CNPEM. Os principais interesses acadêmicos estão no campo das Origens da vida e da Astrobiologia, especialmente no estudo termodinâmico em interações entre sistemas geológicos e biológicos ou protobiológicos. Como aluno de iniciação científica obteve experiência em um projeto de pesquisa relacionado à estruturas auto-organizadas, como agregados biomiméticos. Concluiu projeto de pesquisa de mestrado relacionado aos desequilíbrios químicos causados pela radiólise de decaimento radioativo em ambientes subterrâneos profundos e suas contrapartidas para a emergência da da vida e para estudos da habitabilidade na lua gelada de Europa. Atualmente atua em projeto de pesquisa que se foca nas perspectivas da termodinâmica e da eletroquímica para o modelo da emergência da vida em fontes hidrotermais alcalinas ("AHV/SVT model for emergence of life"), e na adaptação desta teoria para os ambientes radioativos naturais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 06/08/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: