Thiago Altair Ferreira - Biblioteca Virtual da FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Thiago Altair Ferreira

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutor em ciências pelo departamento de Físico-Química Instituto de Química de São Carlos/USP em colaboração com o LNLS/CNPEM.Atualmente, Professor visitante do College of the Atlantic, no Maine, EUA, e pesquisador visitante do RIKEN Center em Saitama, Japão. Atuando em projeto de pesquisa sobre a origem do mecanismo quimiosmótico com base no modelo da emergência da vida em fontes hidrotermais alcalinas ("AHV/SAVT model for emergence of life"). Graduação em Química pelo Instituto de Química/USP e Mestrado no programa de Física Aplicada, opção Biomolecular do Instituto de Física de São Carlos/USP. Os principais interesses acadêmicos estão no campo da Físico-Química, do estudo da Origem da vida e da Astrobiologia, especialmente em questões relativas às interações entre sistemas geológicos e biológicos ou protobiológicos. Como aluno de iniciação científica obteve experiência em um projeto de pesquisa relacionado à estruturas auto-organizadas, como agregados biomiméticos. Concluiu projeto de pesquisa de mestrado relacionado a perturbação local de equilíbrios químicos causados pela radiólise de decaimento radioativo em ambientes subterrâneos profundos e suas contrapartidas para a emergência da da vida e para estudos da habitabilidade na lua gelada de Europa. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 15/03/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.