Busca avançada
Ano de início
Entree

Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora do Dept. de Sociologia da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (FFLCH/USP) e Turismo (EACH/USP). Pesquisadora Associada do Centro de Estudos da Metrópole, onde coordena o UrbanData - Brasil/CEM: banco de dados bibliográfico sobre o Brasil urbano. Possui graduação em Ciências Sociais pela UERJ, pós-graduação em Sociologia Urbana pela mesma universidade e mestrado em Sociologia pelo IUPERJ. Seu doutorado em História e Teoria da Arte e da Arquitetura, realizado com bolsa da CAPES na Universidade de Binghamton (SUNY), foi validado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Ministra disciplinas de teoria sociológica e de métodos de pesquisa, bem como eletivas que, tendo campo analítico privilegiado as mobilidades transnacionais, voltam-se para os temas do turismo, mídia e consumo. No contexto do Laboratório de Pesquisa Social (LAPS/Depto de Sociologia/USP), do qual é coordenadora, lidera o grupo de pesquisa *MOBILIDADES: teorias, temas e métodos (MTTM)*, vinculado ao CNPq e também ao CeMoRe (Center for Mobilities Research, Lancaster University), onde realizou seu estágio de pós-doutoramento sob supervisão de John Urry. Esteve como pesquisadora no Center for Migration and Development da Universidade de Princeton, como professora convidada no Colégio de México (Cátedra Florestan Fernandes) e no Graduate Institute of International and Development Studies (Genebra). Foi Tinker Visiting Professor na Universidade do Texas em Austin e Professora Associada do PPG em História, Política e Bens Culturais do CPDOC. Integrou a editoria da Revista Estudos Históricos (FGV) e da Tempo Social (USP). É coordenadora dos projetos de extensão *Urbanidades: podcast sobre o Brasil urbano* e *sobre.vivências* (série audiodocumental), ambos apoiados pelo Programa Unificado de Bolsas (USP). Está vinculada ao Núcleo de Etnografias Urbanas do CEBRAP, onde participa, como uma das pesquisadoras principais, do projeto *Global Cars* (financiamento FAPESP e ANR/França). Faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia gestão 2021-2023. Ocupou a Cátedra Fulbright Dra Ruth Cardoso de Estudos Brasileiros na Georgetown University (2021). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 06/08/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: