Busca avançada
Ano de início
Entree

Pilar Carolina Villar

CV Lattes


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Instituto de Saúde e Sociedade (ISS)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Pilar Carolina Villar é professora do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (PPG-ICTMar) e Diretora da International Water Resources Association (IWRA) - 2022 - 2024. Formada em direito em 2003 pela Faculdade de Direito de Franca, advogada, mestre (2008) e doutora (2012) em ciência ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP) e com pós-doutorado pelo Instituto de Geociências (USP). Sua tese de doutorado "A Busca pela Governança dos Aquíferos Transfronteiriços e o Caso do Aquífero Guarani" ganhou a menção honrosa no Prêmio Capes Tese de 2013. Foi professora visitante no Centre de Droit Maritime et Océanique da Université de Nantes e na Universidad de Sevilla no programa Erasmus Mundus Master Course on Maritime Spatial Planning. É membro da Rede Internacional Waterlat. Realizou estudos sobre planejamento urbano na Universidade de Helsinque, Finlândia, se especializou em instrumentos e políticas de gestão ambiental na Europa pelo Instituto Universitário de Estudos Europeus da Universidade CEU San Pablo, Espanha e participou de diversos cursos dedicados à temática da água no Brasil e no exterior, promovidos inclusive por organizações internacionais como PNUD, UNESCO e UNITAR. Trabalhou como consultora da OEA no "Programa Marco para la Gestión Sostenible de los Recursos Hídricos de la Cuenca del Plata, en Relación con los Efectos de la Variabilidad y el Cambio Climático". Participou do processo de renovação do Centro Regional de Aguas Subterrâneas da América Latina e Caribe como centro categoria 2 UNESCO e atuou na educação à distância como conteudista, instrutora e tutora de diversos cursos promovidos pela Agencia Nacional de Águas e Saneamento básica, a saber: Governança da Água na América Latina; Direito de Águas à luz da governança; e Governança das Águas Subterrâneas: Desafios e Caminhos. Tem experiência nas áreas de direito ambiental, direito internacional do meio ambiente, gestão ambiental e de recursos hídricos. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/11/2022
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: