Busca avançada
Ano de início
Entree

Jane Mary Pereira de Almeida

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Jane de Almeida é professora e pesquisadora no departamento de Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Visiting Fellow no departamento de História da Arte na Harvard University e professora convidada do Visual Arts Department da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD), nos anos de 2008 e 2018 (https://courses.ucsd.edu/coursemain.aspx?section=621293). Em 2018 foi artista em residência do Arthur C. Clarke Center for Human Imagination (http://imagination.ucsd.edu/about), na UCSD, desenvolvendo o projeto Loga: Mars Projections. Pesquisa arte, filme e ciência, tendo publicado vários artigos e livros sobre os assuntos. Foi curadora das exposições de artes visuais Ordenação e Vertigem: Bispo do Rosário (Centro Cultural Banco do Brasil), Harun Farocki: Programando o Visível (Paço das Artes) e Ulla, Ulla, Ulla. Marcianos, intergalácticos e humanos (Casanova), Off-the-radar (Visual Arts Gallery-UCSD), Black Zero: Aldo Tambellini (Casanova e MAM-SP), FILE QUANTUM (Fiesp). Seus trabalhos curatoriais de filmes incluem FILE/ FILE Transcontinental), Metacinemas (CCBB), Grupo Dziga Vertov (CCBB), Alexander Kluge: o quinto ato (CCBB- SP, Rio, Brasília), entre outras. Jane de Almeida realizou os seguintes filmes: o curta metragem 2014k (exibido durante a Copa do Mundo de futebol da FIFA, Joanesburgo e no CineGrid, San Diego), o média metragem EstereoEnsaios Rio de Janeiro (exibido em Paris na Maison de L'Amérique Latine, no CineGrid em San Diego, na Mostra Sesc de Filmes de Artes, na Mostra Tecnofagias, no Instituto Tomie Ohtake), os curtas Openmouthed, The diving , Pixel Race (exibidos no CineGrid em San Diego e no TIFF - Tokyo International Film Festival), e o média metragem EstereoEnsaios São Paulo (CineSesc), e mais recentemente, o filme LOGA: Mars Projections (SESC, CCBB). Foi co-roteirista dos filmes 500 Almas (longa-metragem, 2004, com vários prêmios nacionais e internacionais), Invenção de Limite (premiado com o Hubert Bals Fund). Coordenou vários projetos de pesquisa com apoio de agências como o Grupo de Trabalho Sensemaking (RNP), Projeto Marte (MackPesquisa), EstereoEnsaios (MINC, PROAC, RNP), entre outros. Jane de Almeida possui graduação em Psicologia pela PUC/MG (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (CNPq 130927/1993-7, 1995), doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (estágio no Boston College/EUA- CAPES 1653-98-9, 2000). Realizou seu pós-doutorado em História da Arte na Harvard University (CAPES (2232-04-9). Foi professora do programa de Mestrado e Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie, onde foi coordenadora do Programa de 2009 a 2011 e em 2014. Foi vice-coordenadora do curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP e é coordenadora do Cineclube Arlindo Machado. Criou e organiza desde 2019 o FeFiCi (Festival de Filmes Científicos). Seus interesses recentes de pesquisa são filme e arte contemporâneos, as novas imagens computadorizadas e filmes científicos. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
BV em números * Dados atualizados em 16/08/2025
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.