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Clara Mariana Gonçalves Lima

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Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em Engenharia de Alimentos pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), conduziu projetos de iniciação científica, na temática Qualidade e Segurança de Alimentos, apoiados financeiramente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).Tabalhou no âmbito do Projeto Universitário Cidadão em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) enquanto bolsista de extensão do Governo do Estado de Minas Gerais e esteve engajada em espaços de reflexão crítica sobre a extensão universitária como episteme. Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) com atuação na linha de pesquisa Avaliação Física, Química, Bioquímica, Microbiológica e Sensorial de Vegetais in natura, Processados e Minimamente Processados. Atualmente, é doutoranda em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolvendo pesquisas voltadas para os Aspectos Quantitativos e Moleculares Aplicados à Qualidade e Segurança Microbiológica, bem como Identificação e Quantificação de Compostos Químicos por Métodos Analíticos Hifenizados e por Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio. Possui produção científica compreendida pelos seguintes tópicos: i) infecções bacterianas, fúngicas e virais com ênfase em micro-organismos multirresistentes no contexto One Health; ii) alimentos fermentados, digestão simulada e metabolômica microbiana; iii) produtos naturais e sintéticos bioativos com atividade antioxidante, antimicrobiana, antitumoral, anti-inflamatória, imunomoduladora, gastro e neuroprotetora; iv) fingerprint químico de alimentos de origem vegetal e animal; v) contaminantes biológicos e químicos veiculados por alimentos e bebidas; vi) propriedades físicas e químicas de filmes poliméricos; vii) estudo de mercado, comportamento do consumidor e análise sensorial. (Fonte: Currículo Lattes)

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