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Débora Olivato

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Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (CEMADEN)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1993), graduação e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000 e 2003), mestrado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2013). Possui ampla experiência em projetos de pesquisa, ensino e extensão, - nacionais e internacionais - nas áreas - socioambiental e de redução de riscos de desastres - , e tendo como base a participação social, a ciência cidadã, e a educação ambiental para sustentabilidade e resiliência . Atualmente participa do projeto internacional Vozes em Recuperação como bolsista Fapesp T4, vinculada ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas em Desastres Naturais - CEMADEN/MCTI e ao TRopical Ecosystems and Environmental Sciences lab (INPE). De 2015 a 2024 atuou como pesquisadora bolsista no Programa Cemaden Educação: Rede de Escolas e Comunidades na Prevenção de Riscos de Desastres - na assessoria da coordenação, no apoio a articulação e captação de parceiros, na elaboração e desenvolvimento de projetos, entre eles, Projeto internacional Waterproofing Data - Dados à Prova dÁgua que recebeu do Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido (ESRC) o prêmio na categoria Grande Impacto Social . Participa de diversas cursos e eventos científicos e educativos como palestrante e/ou oficineira para a popularização da ciência da prevenção de riscos de desastres, com destaque para o Congresso da SBPC e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O conhecimento produzido ao longo dos anos vem sendo divulgados no meio acadêmico em congressos, revistas e livros; e junto à população por meio das redes sociais, a exemplo do site do Programa Cemaden Educação, e também com a elaboração de materiais paradidáticos :livros, cartilhas, jogos, folhetos etc. O apoio a formação de jovens cientista ocorre por meio do fomento e apoio na realização de projetos de pesquisa em unidades escolares, e também como (co) e orientação de estudantes de ensino médio e graduação; e na participação em bancas de conclusão de graduação e de pós-graduação entre outros. (Fonte: Currículo Lattes)

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