Busca avançada
Ano de início
Entree

Emilia Amaral

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Fez Graduação em Letras na UNESP, campus de São José do Rio Preto (1978), tendo estudado, como iniciação científica, sob a orientação do Professor Doutor Antonio Manuel dos Santos Silva, o realismo fantástico de Murilo Rubiaõ. Fez Mestrado em Teoria Literária, no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (1986), onde defendeu, sob a orientação da Professora Doutora Marisa Plhilbert Lajolo, a dissertação "Texto literário e contexto didático: os (des) caminhos na formação do leitor". Fez Doutorado em Educação e Literatura na Faculdade de Educação da UNICAMP (2001), onde defendeu, sob a orientação do Professor Doutor Joaquim Brasil Fontes, a tese "O leitor segundo G.H.". Fez um Pós-Doutorado de dois anos, como bolsista da FAPESP, no Departamento de Estudos Judaicos da USP (2011) , centralizado na obra "Les Bienveillantes", de Jonathan Littell, sob a supervisão da Professora Doutora Berta Waldman. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: iniciação à produção e à leitura de textos, livros didáticos, leitura de textos literários, iniciação à literatura brasileira, processos de formação do leitor, "A Paixão Segundo G.H". e outras obras de Clarice Lispector, formação continuada de professores, escrita memorialista, narrações em primeira pessoa, romance histórico, literatura e pós-modernidade, representações do Holocausto, Segunda Guerra Mundial, violência e manifestações literárias contemporâneas etc. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.