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Beatriz Protti Christino

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Associada II do Departamento de Letras Vernáculas (Setor de Língua Portuguesa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando na graduação e pós-graduação, e pesquisadora-colaboradora do Setor de Linguística do Museu Nacional-UFRJ, onde atua como docente no Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND-MN-UFRJ). Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). No mestrado, trabalhou na área de historiografia linguística examinando questões ligadas ao purismo lingüístico no Brasil dos anos 1920. Em seu doutorado, investigou o circuito de produção e recepção das pesquisas acerca de línguas sul-americanas de 1890 a 1929 e, em especial, a obra de Capistrano de Abreu sobre a língua Kaxinawá (ou hantxa kuin), obtendo Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses. Em seu primeiro pós-doutorado, no IEL-Unicamp (2008-2011, com bolsa Fapesp), examinou aspectos morfossintáticos do Kaxinawá (Pano) no início do século XX e no início do século XXI, dando especial atenção à concordância de participante nos predicados secundários. Desde 2012, dedica-se ao estudo de variedades do Português empregadas na comunicação interétnica e transcultural por comunidades indígenas brasileiras e, em particular, à descrição da morfossintaxe e de aspectos discursivo-interacionais do Português dos Kaxinawá. O projeto de pesquisa desenvolvido sob sua direção, entre 2012 e 2017, "Efeitos do contato linguístico: aspectos morfossintáticos do Português Huni-Kuin (Kaxinawá)", contou com o apoio financeiro da FAPERJ (edital APQ 1, processo E-26/ 111.344/ 2013) e envolveu trabalho de campo nos municípios acrianos de Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, assim como nas cinco aldeias Kaxinawá da Terra Indígena do Rio Breu. Em agosto de 2018, iniciou um ano de pós-doutorado no IEL-Unicamp, sob a supervisão da Profa. Dra. Terezinha de Jesus Machado Maher, passando a investigar, de forma mais sistemática, aspectos da etiqueta interacional dos falantes de Português Kaxinawá. Atua como vice-coordenadora do Projeto de Extensão Ações de combate ao preconceito linguístico, criado no segundo semestre de 2017. Entre 2022 e 2024, coordenou o Projeto "Interagindo com a linguagem sem preconceitos", em parceria com a Escola Municipal Manoel Francisco da Silveira, em Magé (RJ), com financiamento da Faperj, no âmbito do Edital 45/2021 "Apoio à melhoria das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro". (Fonte: Currículo Lattes)

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