Resumo
Os recursos da Reserva Técnica Institucional serão utilizados apoiar a infraestrutura coletiva de pesquisa da FORP/USP e também apoiar a formação de recursos humanos capacitados (Iniciação Científica e Pós-Graduação). (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Paulo Nelson Filho concluiu o Curso de Graduação em Odontologia na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (FORP/USP), em 1990. Cursou Residência Odontológica (Odontopediatria) também na FORP/USP, obtendo o Título de Especialista em Odontopediatria, em 1992. Obteve o título de Especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais em 2003. Concluiu o Mestrado em 1996 e o Doutorado em 2000, ambos em Ciências Odontológicas (Odontopediatria), na Faculdade de Odontologia de Araraquara UNESP. Obteve o título de Livre-Docente pela USP e atualmente é Professor Titular da disciplina de Odontopediatria. Desde 2020 é Diretor da FORP/USP. Publicou cerca de 330 artigos completos em periódicos, além de 39 capítulos de livros de circulação nacional e internacional. Atua como Revisor de periódicos nacionais e internacionais incluindo International Journal of Paediatric Dentistry, International Endodontic Journal, Dental Traumatology, Biofouling, Journal of Oral Microbiology, Angle Orthodontist, European Archives of Paediatic Dentistry, European Journal of Orthodontics, Brazilian Dental Journal, Brazilian Journal of Microbiology, Brazilian Journal of Oral Sciences, Revista Gaúcha de Odontologia, Brazilian Oral Research, Revista Latino-Americana de Enfermagem, Journal of Applied Oral Science, Revista Sul-Brasileira de Odontologia, Revista de la Facultad de Odontologia de la Universidád Nacional de Tucumán, International Journal of Dentistry, Indian Journal of Dental Research, entre outros. É assessor ad-hoc da FAPESP, CNPq e CAPES. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Biocompatibilidade, propriedades físico-químicas e antimicrobianas de materiais e técnicas utilizados em Odontologia; e Prevenção em Odontologia: estudos microbiológicos, clínicos, por microscopia eletrônica de varredura e por técnicas de biologia molecular. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1D. (Fonte: Currículo Lattes)
| Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
| Mais itensMenos itens |
| TITULO |
| Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
| Mais itensMenos itens |
| VEICULO: TITULO (DATA) |
| VEICULO: TITULO (DATA) |
Os recursos da Reserva Técnica Institucional serão utilizados apoiar a infraestrutura coletiva de pesquisa da FORP/USP e também apoiar a formação de recursos humanos capacitados (Iniciação Científica e Pós-Graduação). (AU)
Os recursos da Reserva Técnica Institucional serão utilizados para a reforma de uma sala de Pesquisa da FORP/USP, para conserto (troca de peças) de um equipamento multiusuário e de um sistema de ultrapurificação de água e para aquisição de equipamentos para novas áreas de Pesquisa, recém-implantadas na Unidade (Implantodontia Clínica e Teleodontologia). (AU)
A cárie dental, que se inicia com a desmineralização do esmalte, afeta 60-90% das crianças em idade escolar no mundo todo. Assim, o estudo de materiais e técnicas que ocasionem a remineralização do esmalte é relevante, na prática clínica. Com a descoberta do papel funcional de proteínas formadoras de esmalte envolvidas na mineralização da apatita, os materiais biomiméticos têm sido propo…
Os recursos da Reserva Técnica Institucional serão utilizados para reforma de laboratórios e para aquisição de bancadas e armários para a Clínica de Pacientes Especiais. (AU)
Os recursos da Reserva Técnica Institucional serão utilizados para a reforma do Biotério I da FORP/USP e para aquisição de um suporte para aparelho de ultrassom do Centro de Pesquisa Clínica. (AU)
Os recursos serão utilizados para aquisição de equipamentos odontológicos para o Centro de Pesquisa Clínica e para o Centro Multidisciplinar de Odontologia Digital da FORP/USP. (AU)
A cárie dental, que se inicia com a desmineralização do esmalte, afeta 60-90% das crianças em idade escolar no mundo todo. Assim, o estudo de materiais e técnicas que ocasionem a remineralização do esmalte é relevante, na prática clínica. Com a descoberta do papel funcional de proteínas formadoras de esmalte envolvidas na mineralização da apatita, os materiais biomiméticos têm sido propos…
O sistema imunológico atua diretamente na imunopatogenia da lesão periapical. Tendo em vista que a ²-Defensina 3 é um peptídeo antimicrobiano endógeno, ou seja, que participa regulando o sistema imunológico, o objetivo do presente estudo será comparar o tamanho radiográfico de lesões periapicais de dentes decíduos e permanentes de humanos com a intensidade da marcação para ²-Defensina 3 (…
Os macrófagos são células fagocíticas, conhecidas por apresentarem uma considerável heterogeneidade em termos morfológicos, funcionais e de expressão de marcadores. Dependendo do microambiente ao qual os monócitos, suas células progenitoras, estão expostos, há definição do seu fenótipo em "classicamente ativado" (macrófago M1) ou "alternativa menteativado" (macrófago M2a, M2b e M2c). Os m…
Empregando o teste Limulus Amebocyte Lysate, o objetivo do presente trabalho será quantificar a endotoxina bacteriana (LPS) aderida a diferentes sistemas adesivos ortodônticos, in vitro. Serão confeccionados 50 corpos de prova, com 3mm de diâmetro e 2mm de altura, utilizando os componentes de sistemas adesivos frequentemente utilizados na clínica ortodôntica para fixação de bráquetes. Os …