Busca avançada
Ano de início
Entree

Carlos Henrique de Brito Cruz

CV Lattes ResearcherID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É Vice-Presidente Senior, Redes de Pesquisa, na Elsevier (Oxford, UK). Graduou-se em Engenharia de Eletrônica no ITA em 1978. Brito Cruz obteve o título de Mestre em Ciências em 1980 e o de Doutor em Ciências em 1983, no Instituto de Física ?Gleb Wataghin?, da Unicamp. Foi pesquisador vistante do Istituto Italo Latino Americano na Universitá degli Studi, em Roma, pesquisador visitante na Universidade Pierre et Marie Curie, Paris, e visitante residente nos Laboratórios Bell da AT&T, em Holmdel, NJ e em Murray Hill, NJ. Sua área de pesquisa é o estudo de fenômenos ultrarápidos com lasers de pulsos ultracurtos, com ênfase no estudo de processos eletrônicos em escala de tempo de femtossegundos em materiais ópticamente não lineares voltados a aplicações em comunicações ópticas. Tem contribuído também na pesquisa sobre políticas para ciência e tecnologia e indicadores de impacto de pesquisas. Brito Cruz foi Diretor do Instituto de Física ?Gleb Wataghin?, na Unicamp e Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Física e membro do Comitê Consultivo Internacional da Optical Society of América. Foi Presidente do Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade da FIESP de 2005 a 2011. Foi Presidente da Fapesp de 1996 a 2002 e Reitor da Unicamp de Abril de 2002 a Abril de 2005. Foi Diretor-Científico da Fapesp de abril de 2005 a abril de 2020. Brito Cruz recebeu a Ordem do Mérito Científico da República Federativa do Brasil, a Ordre des Palmes Academiques da França e a Ordem do Império Britânico do Reino Unido. Desde 2000 é membro da Academia Brasileira de Ciências. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Increasing Institutional Research Success with a Current Research Information System 
Gestão é o maior entrave para a interação entre universidade e empresas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 23/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

MÉTODO PARA ACESSAR E ENCHER LATERALMENTE A ESTRUTURA INTERNA DE FIBRAS ÓPTICAS MICRO-ESTRUTURADAS E FIBRAS ÓPTICAS COM ACESSO LATERAL ASSIM OBTIDAS PI0701339-6 - Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro; Christiano José Santiago de Matos; Carlos Henrique de Brito Cruz - 09 de abril de 2007

FIBRA ÓPTICA COM CASCA E NÚCLEO LÍQUIDOS, MÉTODO PARA PREENCHIMENTO SIMULTÂNEO E MÉTODO DE REDUÇÃO DO NÚMERO DE MODOS GUIADOS PI0705636-2 - Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro; Christiano José Santiago de Matos; Eliane Moura dos Santos; Daniel dos Santos Ferreira; Carlos Henrique de Brito Cruz - 29 de outubro de 2007

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: