Busca avançada
Ano de início
Entree

Leonardo Brandão Marques

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em Psicologia (UFSCar) com período sanduíche em University of Massachusetts Medical School (Orientador: William McIlvane) e pós-doutorado no Laboratório de Computação Aplicada à Educação (ICMC-USP) e visiting scholar da Harvard Graduate Schol of Education (HGSE, Cambridge, MA, US), no período de 2024 e 2025.Trabalho na interface entre os processos de aprendizagem, a Computação (IA) e a Educação. Atualmente, pesquiso sobre os seguintes temas: análise do comportamento, informática na educação, aprendizagem relacional, alfabetização e gamificação. Sua Tese foi selecionada para concorrer como melhor Tese de 2015 do PPGPSI UFSCar. Sou autor/co-autor de mais de 40 publicações em periódicos ou conferências nas áreas de Aprendizagem Ida Leitura, Inteligência Artificial na Educação e acessibilidade, tendo publicado em veículos de grande reputação nestas áreas (Computers In Human Behavior, o International Journal of Artificial Intelligence in Education e o Smart Learning Environments). É revisor de periódicos internacionais (e.g., Acta Comportamentália, Frontiers in Artificial Intelligence, Smart Learning Environments) na área de Psicologia da Aprendizagem. Membro do Comitê de Programa de eventos nacionais e internacionais (e.g., International Conference on Artificial Intelligence in Education - AIED, Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - IHC, International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT, e Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem - LACLO). É membro da Sociedade Brasileira de Computação, da Association for Computing Machinery - ACM e da Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE. Meu mais recente projeto busca integrar Inteligência Artificial no Ensino das habilidades inicias de Leitura. É diretor do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES - IC/UFAL) e foi integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (ECCE). Também atuo como consultor do Ministério da Educação do Brasil, desde 2017, em projetos relacionados à avaliação de tecnologias educacionais e REDs. em especial aspectos relacionados à acessibilidade. Coordenador da Avaliação de Acessibilidade das Obras do PNLD. Coord. do convênio celebrado entra a UFAL e São Sebastião do projeto interinstitucional "Programa NEES de Promoção da Equidade Educacional".Grupos de Pesquisa em que participo: http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=3705407022339177 (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 21/06/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.