Resumo
Ministrar disciplina em nível de PG, de 36h/a e 8 créditos Ministrar curso de atualização p/ comunidade acadêmica Proferir palestras Colóquio / pós-graduandos de Letras Aconselhamento Orientação de pesquisas em Mestrado e Doutorado. (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Bacharelado em Letras Anglo-Germânicas (Português Inglês Alemão) pela Universidade de São Paulo (1964) e Licenciatura na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1964), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara (1987). Professora doutora na Universidade de São Paulo, na área de ensino de língua alemã na graduação e no Curso de Especialização de Tradução (alemão-português) do Depto. Letras Modernas da USP, e na pós-graduação em Língua e Literatura Alemã. Áreas de pesquisa: Linguística Aplicada ao Alemão como Língua Estrangeira, Gramática Contrastiva Alemão-Português e Linguística do Texto. Coordenou o Grupo de Pesquisa de Gramática Contrastiva Alemão-Português com cadastro no CNPq. Participou do Projeto COMET, sediado no Departamento de Letras Modernas da USP/FFLCH. Coeditora da revista de estudos germanísticos Pandaemonium Germanicum, da Área de Alemão/DLM/FFLCH/USP, cadastrada na coletânea SciELO em julho/2011. (Fonte: Currículo Lattes)
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Ministrar disciplina em nível de PG, de 36h/a e 8 créditos Ministrar curso de atualização p/ comunidade acadêmica Proferir palestras Colóquio / pós-graduandos de Letras Aconselhamento Orientação de pesquisas em Mestrado e Doutorado. (AU)
Estudo da organização tópica do discurso em determinado tipo de texto, ou seja, a articulação discursiva interna em supertópicos, tópicos e subtópicos. Primeiramente, serão objeto de análise textos jornalísticos brasileiros e, numa segunda etapa, textos jornalísticos Alemães. Na última etapa, serão confrontadas as semelhanças e diferenças entre aspectos de organização dos discursos analis…
A pesquisa visa a comparar anúncios publicitários e campanhas institucionais no Brasil e na Alemanha, da perspectiva das estratégias comunicativas neles empregadas. O corpus será constituído por duas revistas semanais, a Focus (Ed. Burda, Munique) e sua similar brasileira Época (Ed. globo, Rio de Janeiro). A comparação, com base em pressupostos da lingüística textual e da semiótica da cul…