Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Thais Lima Santos

CV Lattes  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Diretora Teatral, Professora e Pesquisadora. Professora Doutora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes e do PPGAC (Progrma de Pós-Graduação em Artes Cênicas/Área de Concentração: Pedagogia do Teatro/Linha da Pesquisa: Formação do Artista Teatral), da Universidade de São Paulo (USP). Diretora do Teatro da Universidade de São Paulo ­TUSP (2007 a 2009). Coordenou o projeto de Extensão "Perspectivas Intercambiáveis: o teatro na Aldeia Gãpgir" da Pró­Reitoria de Extensão e Cultura ­ USP, na Reserva Sete de Setembro, Cacoal/Rondônia,. Pós­Doutorado, com o tema "Encenação Contemporânea: processos de transmissão na poética de Anatoli Vassiliev", na Scuola Paolo Grassi (Milão/Itália). Doutora(2002) e Mestre (1994) pelo programa de Pós­Graduação em Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com as pesquisas: "V.E Meierhold ­ O Encenador Pedagogo" (DE.) e "Interpretação no Brasil: a linguagem corporal e os novos procedimentos cênicos ­ 1970/1971" (ME). Bacharel em Artes Cênicas (Teoria Teatral) pela Centro de Letras e Artes da Universidade do Rio de Janeiro ­ UNIRIO (1984). Professora­visitante na Université Sorbonne Paris 8/França ­ Programa de Pós­Graduação ­ cátedra 'Licence 3 Etnoscenologie: la rencontre des Pratique Sceéniques ­ par­delà les frontières" em 2014. Professora convidada na Bienal de Dança de Veneza/Itália (2011), do Grupo Varasanta, Bogotá, Colombia (2018/2014/2011), da ARTA ­ Association de Recherche des Traditions de l'Acteur Cartoucherie, Paris/França (2014 e 2017), do Centro Amazonne, Palermo/Itália (2019). Artista-fundadora da núcleo de pesquisa Cia Balagan (reconhecida em 2014 como patrimônio imaterial da Cidade de São Paulo), coordenou os projetos de pesquisas: "Couro de Cabras, Coro de Gente" (2015/2016), Cabras ­ I Etapa (2013/2014); "O Trágico e o Animal"(2010/2011), "Recusa" (2009/2012) e "Do Inumano ao mais­Humano" (2007/2008), que resultam em ações artisticas e pedagógicas e nos espetáculos "Programa Pentesiléia ­ treinamento para a batalha final" (2017­) "Cabras ­cabeças que voam, cabeças que rolam"(2016­), "Recusa" (2012­), "Prometheus ­ a tragédia do fogo" (2011­), "Západ, A Tragédia do Poder" (2006/2007), "Tauromaquia" (2004/2005/2006), "A Besta na Lua" (2003/2004) e "Sacromaquia" (1999/2000). Coordena o projeto de pesquisa "Entre a Cena e a Pedagogia ­ processos de transmissão e criação teatral e as interfaces com os estudos culturais" criando um campo comum entre as pesquisas acadêmicas que orienta na Pós Graduação, as investigações prático­teórica realizadas através da Cia Teatro Balagan e outras atividades de Extensão. Entre 1999 a 2006 realizou Residências Artísticas na Moscow Theatre Scholl of Dramatic Art (Moscou/Rússia), dirigida por Anatoli Vassiliev, colaborando, como pedagoga e coreógrafa, no processo de criação do espetáculo "Ilíada". Em 2004 dirigiu em Berlim/Alemanha o espetáculo "Olhos d?Agua" com a Cia Ismael Ivo, uma produção da Haus der Kulturen der Welt; e, em Firenze/Sesto Fiorentino Itália o espetáculo "Dorotéia um estudo ", de Nelson Rodrigues, no Festival Intercity São Paulo. Foi professora do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp (1993­2003); e coordenou a implantação da Escola Livre de Teatro, projeto do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Santo André (1990 e 1992). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 09/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.