Busca avançada
Ano de início
Entree

Carmita Helena Najjar Abdo

CV Lattes ResearcherID


Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Carmita Abdo é médica psiquiatra, Doutora e Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde fez Residência em Psiquiatria. Pertence ao quadro de professores do Departamento de Psiquiatria desta Faculdade. Fundou e é Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, um grupo multidisciplinar de ensino, pesquisa, assistência, prevenção e serviços à comunidade. Organiza e ministra as Disciplinas "Medicina Sexual" do Curso de Graduação e "Aspectos da Sexualidade Humana" do Curso de Pós-Graduação stricto sensu da FMUSP. É orientadora de mestrado e doutorado e responsável pelo Curso de Pós-Graduação lato sensu da FMUSP "Especialização em Sexualidade Humana". Coordenou um dos mais abrangentes estudos sobre o Comportamento e as Dificuldades Sexuais do Brasileiro, realizado em 2000, e ampliado/atualizado em 2003. Coordenou ainda, em 2006, amplo estudo nacional sobre Envelhecimento, Saúde Geral e Dificuldades Sexuais e em 2008 a pesquisa Mosaico Brasil, que mapeou o Comportamento Afetivo-sexual do Brasileiro, ampliada em 2016 e denominada Mosaico 2.0. É membro da Associação Médica Brasileira, da Associação Paulista de Medicina, da Associação Brasileira de Psiquiatria, da International Society of Sexual Medicine, da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana e da Academia Internacional de Medicina Sexual entre outras, além de Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Urologia. Publicou dezenas de artigos em periódicos nacionais e internacionais e se apresentou em centenas de eventos médicos de Psiquiatria, Urologia, Ginecologia, Endocrinologia e outras especialidades médicas e de saúde. Autora de 10 livros "Armadilhas da Comunicação", "Sexualidade Humana e Seus Transtornos", "Estudo da Vida Sexual do Brasileiro", "Descobrimento Sexual do Brasil", "Depressão e Sexualidade", ?Sexo Pode Ser: menos mito e mais verdade?, "Da Depressão à Disfunção Sexual - e vice-versa", "Estudo Populacional do Envelhecimento no Brasil - resultados masculinos", "Burnout no Brasil" e "Sexo no Cotidiano" e de dezenas de capítulos de livros sobre diversos aspectos da Sexualidade e sobre Psicologia Médica. É editora-chefe da Revista Brasileira de Psicodrama, desde 2017, e faz parte do corpo editorial de periódicos científicos (Journal of Sexual Medicine; Journal of Sex and Marital Therapy; Current Sexual Health Reports; Revista Brasileira de Psiquiatria; Revista Clinics; Revista Diagnóstico & Tratamento) e colegiados da FMUSP e de outras Instituições. Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no triênio 2017-2019. Atual Presidente da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/09/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

SPIZZIRRI, GIANCARLO; SOUZA DURAN, FABIO LUIS; CHAIM-AVANCINI, TIFFANY MOUKBEL; SERPA, MAURICIO HENRIQUES; CAVALLET, MIKAEL; ABREU PEREIRA, CARLA MARIA; SANTOS, PEDRO PAIM; SQUARZONI, PAULA; DA COSTA, NAOMI ANTUNES; BUSATTO, GERALDO F.; et al. Grey and white matter volumes either in treatment-naive or hormone-treated transgender women: a voxel-based morphometry study. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, . Citações Web of Science: 4. (12/19165-7)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: