Busca avançada
Ano de início
Entree

Germano Tremiliosi Filho

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1977), mestre em Química (área: Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (julho/1983), doutor em Ciências Química (área: Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (dezembro/1986), livre docente em Eletroquímica pela Universidade de São Paulo (outubro/1993). Pós-doutoramento na University of Ottawa, Canadá (maio/1988-julho/1990, supervisor: Prof. Brian E. Conway), Visiting Professor na University of Illinois at Urbana-Champaign, USA (agosto/1997-dezembro/1998). Atualmente é professor titular, ref. MS 6 - RDID (dedicação exclusiva) da Universidade de São Paulo (USP) junto ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Possui também formação em Engenharia de Materiais. Áreas de atuação: Química, Físico-Química, Eletroquímica, Materiais. Sub-áreas de atuação: eletrocatálise, ciência de superfície, ciência de materiais, corrosão. Áreas específicas: eletrooxidação de: CO, metanol, etanol e glicerol; modificação de superfícies monocristalinas de platina, ouro, etc, geração de hidrogênio por eletrólise da água, células à combustível de conversão direta de: metanol, etanol e glicerol, corrosão, fotoeletrocatálise e biomateriais para implante ósseo. Contribuição científica e tecnológica para a inovação: (i) desenvolvimento da célula á combustível direta de etanol (possui larga experiência e conhecimento no processo de oxidação de etanol, sendo considerado pela comunidade científica internacional como um dos grandes conhecedores do assunto) e (ii) estudo da viabilidade e desenvolvimento da célula à combustível direta de glicerol (está desenvolvendo estudos pioneiros básicos e aplicados da oxidação de glicerol para aplicação tecnológica na produção de eletricidade limpa e produtos de alto valor agregado, empregando este co-produto da síntese de biodiesel. (iii) Desenvolvimento de células à combustível direta de álcoois assistidas por fótons. Atuação em atividades administrativas universitárias: Presidente da Comissão Coordenadora do Curso de Bacharelado em Química do IQSC/USP (1992-1994); Presidente da Comissão de Graduação do IQSC/USP (1994-1997 e 2006 a 2009); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Físico-Química do IQSC/USP (2001-2006); Vice-Diretor do IQSC/USP (2010-2014) Diretor do IQSC/USP (2014-2018). Associate editor of the journal "Electrocatalysis" , Springer editorial (2010-....). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: