Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM)
(Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem:
Brasil
Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1998). Livre Docencia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é medica pesquisadora dos laboratórios de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pneumologista do Nucleo Avançado de Torax do Hospital Sirio Libanês. Tem 30anos de experiência clínica atuando principalmente nas seguintes especialidades: medicina intensiva, broncoscopia e pneumologia. Linhas de pesquisa: remodelamento pulmonar na insuficiência respiratória e mecanismos de defesa pulmonar, DPOC e Cancer de pulmão.
(Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
A ventilação mecânica é uma ferramenta útil no tratamento dos pacientes em insuficiência respiratória, sendo responsável pela manutenção da homeostase das trocas gasosas em situação de injúria pulmonar grave. Entretanto, apesar de ser essencial, em algumas situações pode acarretar danos ao pulmão, evento conhecido como lesão pulmonar induzida pela ventilação. Mecanismos de mecanotransd...
A Lesão Pulmonar Induzida pela Ventilação Mecânica (LPIV) tem sido estabelecida como fator de risco em pacientes com suporte ventilatório e, apesar de vários estudos sobre as alterações do parênquima pulmonar distal submetido a procedimentos de ventilação mecânica (VM), pouca atenção tem sido dada às vias aéreas. Nossa hipótese é de que as forças de tensão e cisalhamento geradas pela V...
No comprometimento do parênquima pulmonar, como ocorre no dano alveolar difuso (DAD), há enorme dificuldade na distinção entre duetos alveolares e alvéolos, devido à intensa distorção e destruição destas estruturas. Muitas vezes a técnica de coloração com hematoxilina - eosina (HE) não basta para nos permitir essa diferenciação, que tem grande importância principalmente em estudos fisi...
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas
Os efeitos da Covid-19 no corpo
Publicado em 8 de junho de 2020 - Pesquisa FAPESP. Quando entra no organismo humano, o vírus Sars-CoV-2 causa estragos profundos nos pulmões e em outros órgãos. A patologista Marisa Dolhnikoff e a pneumologista Elnara Negri, ambas da Universidade de São Paulo (USP), contam o que se tem aprendido com a doença enquanto a pandemia avança, como a autopsia pouco invasiva ajuda nessa investigação e como isso permite delinear estratégias de tratamento.
COVID-19 deve ser tratada como uma doença trombótica
Estreia em 26 de junho de 2020 - Agência FAPESP. Em entrevista à Agência FAPESP a pneumologista Elnara Negri, que atua no Hospital das Clínicas da FM-USP e também no Hospital Sírio-Libanês, defende o uso do anticoagulante heparina para tratar as complicações causadas pela COVID-19. A hipótese de que distúrbios de coagulação sanguínea estariam na base dos sintomas mais graves da COVID-19 – entre eles insuficiência respiratória e fibrose pulmonar – foi aventada por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) em meados de abril.
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PICCIN, VIVIEN S.; CALCIOLARI, CHRISTIANE; YOSHIZAKI, KELLY; GOMES, SUSIMEIRE; ALBERTINI-YAGI, CLAUDIA; DOLHNIKOFF, MARISA; MACCHIONE, MARIANGELA; CALDINI, ELIA G.; SALDIVA, PAULO H. N.; NEGRI, ELNARA M.. Effects of different mechanical ventilation strategies on the mucociliary system. Intensive Care Medicine, v. 37, n. 1, p. 132-140, JAN 2011. Citações Web of Science: 16. (06/50725-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)