Resumo
Biblioteca do Instituto de Artes. (AU)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes (IA) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Pianista de formação, é Doutora em Música (UNICAMP). Professora e pesquisadora na área de Linguagem e Estruturação Musical no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, nos Cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação (atualmente aposentada). Integrante da Comissão de Especialistas do Ensino de Música (MEC), assessora ad-hoc da FAPESP, do MEC e da CAPES. É associada ao Centre de Documentation - Claude Debussy, Paris ( França). Seu trabalho de Análise Musical desenvolve principalmente o estudo da música brasileira dos séculos 20 e 21. Colabora nas principais publicações especializadas em música no Brasil e participa de encontros e congressos nacionais e internacionais, como os Simpósios Villa-Lobos em São Paulo, o I Congresso Internacional Villa-Lobos, em Paris, do Seminário Orpheus Music Theory, em Ghent (Bélgica) e Jorge Peixinho, em Portugal. É autora de Estrutura Tonal: Harmonia (Companhia Editora Paulista) e foi editora da revista OPUS, da ANPPOM. Coordena o Grupo de Trabalho "Musicanálise" e participa do Grupo de Estudos "Memória. Identidades e trajetórias"na TeMA e no Grupo "Trama" na PPGMUS/ECA/USP. Em 2014 fez parte da criação da Associação Brasileira de Teoria Musical e Análise, (TeMA) para a qual foi eleita Vice-Presidente no biênio 2019-2021. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Biblioteca do Instituto de Artes. (AU)
O sistema de bibliotecas da UNICAMP está solicitando recursos para aquisição de um software integrado de funções para automação das bibliotecas com os objetivos: melhorar as condições de apoio bibliográfico e informacional para a pesquisa e docência; integrar harmoniosamente seu sistema de bibliotecas, trabalhando com a centralização/descentralização de rotinas conforme a necessidades e s…
O presente projeto visa dotar a biblioteca da IA de coleções de materiais bibliográfico adequados para melhor atuar como suporte para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tornou-se necessário, portanto desenvolver de forma racional coleções de livros e material especial para um melhor atendimento ás necessidades informacionais dos usuários. (AU)
O presente estudo de análise musical pretende descobrir se é possível revelar a coesão dos elementos da estrutura de uma obra, criando assim os fundamentos para uma interpretação musical. Para tanto, será analisada uma peça para orquestra sinfônica: Henrique Oswald, Sinfonia op.43. Os principais objetivos são: observar os processos de elaboração das formas musicais envolvidas nesta sinfon…
O presente trabalho de análise musical pretende descobrir se é possível aplicar uma análise, fundamentando-a para entender as bases de uma interpretação. Para tanto, serão analisadas duas Sonatas para trompete e piano: Paul Hindemith, "Sonate für Trumpete in B und Klavier" e Emest Mahle, "Sonatina para Trompete e Piano". O método de análise a ser usado será o de Aarnold Schoenberg, Fundam…
Este trabalho tem como principal objetivo analisar aspectos da estrutura nos "16 Poesilúdios" para piano de Almeida Prado. A pesquisa visa o estudo, a análise e a divulgação da música contemporânea brasileira, pretendendo contribuir para a bibliografia sobre o assunto. A metodologia englobará a análise das técnicas de composição utilizadas, compreendendo: escalas, acordes, texturas, aspec…
6 | Auxílios à pesquisa concluídos |
8 | Bolsas no país concluídas |
14 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |