Resumo
Biblioteca do Cepre. (AU)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Fonoaudiologia (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Graduada em Letras, com mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1990), atuou, de 1968 a 2022, como linguista na Escola de Educação Básica de Surdos do Instituto Educacional São Paulo - IESP - da Divisão de Educação e Reabilitação - DERDIC - da PUCSP e, de 1969 a agosto de 2023, como professora da da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo de 1990 a 2023 como titular. Criou, em 2002, o grupo de pesquisa Linguagem e Surdez, cadastrado no CNPq, do qual foi líder até outubro de 2023. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com pesquisas e publicações principalmente sobre os seguintes temas: linguagem e surdez, escrita e surdez, educação de surdos, leitura e surdez e ensino/aprendizagem da língua portuguesa para/por criança surda. Aposentou-se em agosto de 2023, mas continua atuando no ensino e pesquisa na área de ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa por aprendizes surdos, assessorando instituições escolares que atendem a estudantes surdos, bem como ministrando palestras e cursos. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Este trabalho tem como objetivo analisar a construção e a estrutura narrativa do relato de crianças surdas sobre histórias infantis e contos maravilhosos. Os sujeitos deste trabalho serão 6 a 8 crianças surdas, de 7 a 10 anos de idade que frequentam o programa de apoio à escolaridade na Cepre "Gabriel Porto" em Campinas, São Paulo. Os dados para análise da construção de relatos pelas cria…
6 | Auxílios à pesquisa concluídos |
1 | Bolsas no país concluídas |
7 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |