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Suely Belinha Rolnik

CV Lattes


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui Bacharelado (1973) e Mestrado em Sociologia, com subdominante em Linguística (1974), pela Université Paris VIII; Bacharelado em Filosofia (1975), com subdominantes em Cinema e e Estudos Ibéricos e Latino americanos (línguas ameríndias), pela Université Paris VIII; Bacharelado (1976) e mestrado (1977) em Ciências Humanas Clínicas/Psicologia e Doutorado clínico (Estudos Superiores Especializados em Psicologia Clínica, 1978) pela Université Paris VII. Doutorou-se em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987). É Professora Titular da PUC-SP (onde leciona desde 1979, tendo fundado o Núcleo de Estudos da Subjetividade no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica). Foi Professora convidada do Mestrado Interdisciplinar em Teatro e Artes Vivas da Universidade Nacional da Colômbia (2013-2019) e membro do corpo docente do Programa de Estudos Independentes do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona - MacBa (2007-2015), Professora de Análise e Psicoterapia Institucional, no Centro de Formação do Hospital Maison-Blanche - Programa de Graduação e Pós-graduação de enfermagem em Psiquiatria (Paris, 1977-78) e pesquisadora convidada do Institut National de lHistoire de lArt - INHA (Paris, 2007). Suas pesquisas enfocam o que Rolnik designa por regimes de inconsciente, os quais definem a gestão da produção de subjetividade e as formações no campo social que dela decorrem, próprias a cada sistema político-econômico-sociocultural. Tais regimes, segundo ela, são responsáveis pela consistência existencial dos respectivos sistemas, sem a qual estes não se sustentariam, o que define a dimensão política da clínica (que podemos designar por micropolítica); dedica-se, especialmente, a investigar o regime de inconsciente dominante nas sociedades ocidentais que ela qualifica como colonial-racial-cisheteropatriarcal-capitalista. Sua perspectiva teórica é transdisciplinar, indissociável de uma pragmática clínico-política. Além da pesquisa e do ensino, tal perspectiva orienta sua prática psicanalítica, sua escritura e suas atuações, em âmbito nacional e internacional, nas áreas da saúde, da cultura e das artes, em diálogo com o pensamento produzido pelos movimentos sociais contemporâneos, sobretudo na América Latina e no Caribe. (Fonte: Currículo Lattes)

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