Busca avançada
Ano de início
Entree

Luciano Martins Verdade

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Agrônomo e Mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo (respectivamente, em 1985 e 1992) e Ph.D. em Wildlife Ecology and Conservation pela Universidade da Florida, EUA (1997). Professor Associado da Universidade de São Paulo (USP), Campus Piracicaba, entre 1998 e 2024. Membro do Species Survival Commission / IUCN desde 1994 e conselheiro do Conselho Diretivo do Progama de Pesquisa e Desenvolvimento em Silvicultura de Espécies Nativas (PPD-SEN) desde 2022. Atual diretor da Wildlife Management Consultancy, com atuação em pesquisa e desenvolvimento na área de Ecologia Evolutiva Aplicada, com especial interesse em manejo de fauna em paisagens agrícolas e processos adaptativos de vertebrados a impactos antrópicos. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
“Pensamos que fosse possível voltar às aulas presenciais, mas, com a ômicron, parece que a novela não acabou” 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Webinar BIOTA - Landscape Ecology and Functioning of Terrestrial Ecosystem 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Bioenergia necessita de políticas públicas para avançar em escala global


Publicado em 06 de novembro de 2014 - Agência FAPESP. Conclusão é de relatório de avaliação sobre a implementação de sistemas de energia renovável no mundo, elaborado por cientistas do Brasil e de outros 24 países a pedido de órgão da Unesco, cuja síntese foi apresentada no BBEST, em outubro de 2014, em Campos do Jordão (SP).

Biota: biodiversidade em áreas alteradas pelo homem


Publicado em 10 de dezembro de 2013 - Pesquisa FAPESP. O nono e último encontro do Ciclo de Conferências Biota-FAPESP Educação, realizado em São Paulo no dia 21 de novembro, tratou dos ambientes alterados pela ação humana, como cidades e áreas agrícolas, que embora bastante degradados ainda abrigam uma grande diversidade de espécies de plantas e animais. Para saber mais sobre este universo biológico escondido entre edifícios e culturas e os desafios relacionados à sua conservação, assista a esses trechos das palestras apresentadas pelas biólogas Elizabeth Höfling, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), e Roseli Buzanelli Torres, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC); e pelo agrônomo Luciano Martins Verdade, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (USP).

A fauna silvestre em debate


Publicado em 06 de dezembro de 2017 - Agência FAPESP. Os impactos do ecoturismo, a proibição da caça, a gestão de espécies invasoras e ameaçadas foram alguns dos tópicos debatidos no workshop sobre Pesquisa Aplicada à Gestão da Fauna Silvestre, promovido pelo programa BIOTA-FAPESP. Entrevista com Luciano Martins Verdade, membro da coordenação do BIOTA e pesquisador do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (USP/CENA).

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.