Busca avançada
Ano de início
Entree

Ramificacao do tronco linguofacial em fetos de bufalinos sem raca definida (bubalus bubalis bubalis, linnaeus, 1758).

Processo: 01/05918-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Marcia Rita Fernandes Machado
Beneficiário:Tathiana Ferguson Motheo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Artéria lingual   Búfalos   Artéria facial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arteria Facial | Arteria Lingual | Bufalo | Ramificacao Arterial | Tronco Linguofacial

Resumo

Na busca de maiores informações sobre a morfologia dos bufalinos nota-se que poucas são as descrições sobre esta espécie na literatura em geral. Mediante este fato e principalmente devido ao seu crescente interesse econômico-comercial por todo o país, serão abordados neste trabalho alguns aspectos inerentes ao sistema vascular desses animais, especificamente o tronco linguofacial, objetivando o estabelecimento da ramificação arterial desse grande vaso da cabeça, além de salientar variações individuais que ocorrem em fetos de búfalos, uma vez que o conhecimento da ramificação vascular de uma região do organismo é fundamental para uma abordagem cirúrgica precisa. Para a realização desta pesquisa, utilizaremos vinte fetos de bufalinos sem raça definida, obtidos em frigoríficos na cidade de Taquaritinga, SP. O preparo dos animais será feito com uma abertura na cavidade torácica à esquerda, com a individualização da porção torácica da aorta. Esse vaso será canulado mediante pequena incisão, com uma cânula de calibre compatível ao diâmetro do mesmo, e injetado com látex do tipo Neoprene 650® (Du Pont do Brasil S.A.) corado (Suvinil Corante), no sentido cranial. As peças assim preparadas serão fixadas em solução aquosa de formol a 10%. O conjunto pulmões mais coração será retirado da cavidade torácica para uma melhor visualização e conseqüentemente uma melhor dissecção. Serão realizados esquemas e fotografias para a documentação das peças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTHEO‚ T.F.; MACHADO‚ M.R.F.; SOUZA‚ WM; OLIVEIRA‚ FS. Origem e ramificação do tronco linguofacial em fetos de bufalinos sem raça definida (Bubalus bubalis bubalis). Acta Scientiae Veterinariae, v. 35, n. 2, p. 227-231, . (01/05918-9)