Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo de comunidades fitoplanctônicas e uso da diversidade como discriminador ambiental em três ambientes com diferentes graus de trofia na reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo-SP

Processo: 01/10161-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2002
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo de Mattos Bicudo
Beneficiário:Barbara Medeiros Fonseca
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Algas de água doce   Fitoplâncton   Diversidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Algas De Agua Doce | Graus De Trofia | Variacao Sazonal

Resumo

A composição das comunidades fitoplanctônicas é comumente associada ao grau de trofia do ambiente aquático. A riqueza de espécies e o modo como os indivíduos se distribuem entre elas são dados importantes na avaliação e caracterização das comunidades. O objetivo deste trabalho é comparar a diversidade fitoplanctônica de três ambientes com diferentes índices de trofia localizados na Reserva Biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo-SP - reservatório do Instituto Astronômico e Geofísico, reservatório das Ninféias e reservatório das Garças ao longo de um ciclo sazonal completo. Este estudo se insere no projeto temático "Flora Ficológica do Estado de São Paulo", do programa BIOTA/FAPESP. Será utilizado o material já coletado referente ao ano de 1997 que se encontra armazenado no Laboratório de Ecologia Aquática da Seção de Ficologia do Instituto de Botânica. Será feita análise qualitativa para identificação das espécies. A análise quantitativa seguirá o método de sedimentação em câmaras de Utermöhl. Serão calculados diferentes índices de diversidade e similaridade e construídas curvas de valor de importância para cada um dos lagos. Será aplicada também análise discriminante para o conjunto de índices de diversidade utilizados para se obter uma ordenação dos melhores discriminadores ambientais. A relação entre a biodiversidade ficológica e o índice de trofia de cada lago será feita por meio de análise multivariada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BICUDO‚ D.D.E.C.; FONSECA‚ B.M.; BINI‚ L.M.; CROSSETTI‚ L.O.; BICUDO‚ C.E.; ARAÚJO-JESUS‚ T.. Undesirable side-effects of water hyacinth control in a shallow tropical reservoir. Freshwater Biology, v. 52, n. 6, p. 1120-1133, . (99/10695-7, 01/10161-4, 04/08071-5)