Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento de elementos potencialmente toxicos no solo.

Processo: 03/00192-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Beneficiário:Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Plantio direto  Metais pesados 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluminio No Solo | Metais Pesados | Plantio Direto

Resumo

O conteúdo total de um elemento no solo não é uma boa medida da biodisponibilidade em curto prazo, assim como não é uma ferramenta muito útil para determinar o risco potencial da toxicidade na planta e/ou contaminação do solo. O conhecimento do comportamento químico de elementos potencialmente tóxicos na solução, assim como sua interação com os componentes da fase sólida do solo, são necessários para a tomada de decisão em práticas agrícolas, manejo de resíduos e remediação de áreas contaminadas. Serão conduzidos dois projetos com objetivo de estudar o comportamento químico de elementos potencialmente tóxicos na agricultura e no ambiente. O alumínio será estudado no sistema plantio direto, em três localidades brasileiras (PR, SP e MT), correlacionando-o com a matéria orgânica (quantidade e qualidade) e com a constituição mineralógica dos solos, bem como com a produção de culturas anuais a campo. Para isso, será realizada a especiação química do alumínio na solução do solo e separação e identificação dos ligantes orgânicos de maior efeito na redução da toxidez de alumínio. O comportamento dos metais pesados (As, Pb, Cu, Cr, Ni, Zn, Cd, Se, Co e Hg) será estudado em 24 solos representativos do Estado de São Paulo, a partir da quantificação dos valores do coeficiente de distribuição (Kd), definido como a relação entre a concentração adsorvida do elemento e a remanescente na solução do solo. Como a adsorção é um fenômeno dependente de muitos atributos do solo, a relação entre os valores de Kd e esses atributos será avaliada mediante estudos de correlações simples e regressões múltiplas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, MARCIO ROBERTO; DE SOUZA SARKIS, JORGE EDUARDO; FERRACCIU ALLEONI, LUIS REYNALDO. Proposal of new distribution coefficients (K-d) of potentially toxic elements in soils for improving environmental risk assessment in the State of Sao Paulo, southeastern Brazil. Journal of Environmental Management, v. 285, . (03/00192-5, 02/00003-5)