Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta do mesotelio in vitro e in vivo a exposição por diferentes fibras de asbesto utilizadas comercialmente

Processo: 03/00833-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Evaldo Marchi
Beneficiário:Evaldo Marchi
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):04/04955-6 - Resposta do mesotelio in vivo e in vitro à exposição por diferentes fibras de asbestos utilizadas comercialmente, BP.TT
Assunto(s):Doenças respiratórias  Inflamação  Pleura  Asbestos  Apoptose 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Asbesto | Crisotia | Crocidolito | Inflamacao | Pleura

Resumo

O asbesto, um material particulado frequentemente empregado comercialmente, apresenta riscos ocupacionais em potencial para as vias respiratórias e espaço pleural, sendo o responsável pelo desenvolvimento de placas pleurais e do tumor mesotelioma. A fisiopatologia da resposta inflamatória do mesotélio pleural às fibras do asbesto não se encontra bem estabelecida. Neste estudo, células mesoteliais em cultura serão expostas a diferentes fibras de asbesto empregado comercialmente para caracterização da resposta inflamatória, sob o ponto de vista de alterações celulares (índices, de viabilidade e apoptose) e alterações bioquímicas e de produção de citocinas. Em paralelo, os mesmos parâmetros serão estudados "in vivo" com a injeção do material particulado na cavidade pleural de camundongos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCHI, E.; VARGAS, F. S.; ACENCIO, M. M.; ANTONANGELO, L.; GENOFRE, E. H.; TEIXEIRA, L. R.. Evidence that mesothelial cells regulate the acute inflammatory response in talc pleurodesis. European Respiratory Journal, v. 28, n. 5, p. 929-932, . (03/00833-0, 99/02777-3)