Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao do metodo de aglutinacao direta para a diferenciacao entre os estagios agudo e cronico na infeccao toxoplasmica.

Processo: 03/08063-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Helio Langoni
Beneficiário:Rodrigo Costa da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Toxoplasmose   Acetona
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acetona | Formalina | Infeccao Aguda | Infeccao Cronica | Toxoplasmose

Resumo

O Toxoplasma gondii e um parasita de grande importância no contexto de produção animal e saúde pública, envolvendo alterações fetais e abortos na espécie humana e em animais, sendo ainda importante patógeno oportunista em pacientes imunocomprometidos. A necessidade de uma ferramenta diagnostica não invasiva, que consiga diferenciar os estágios agudo e crônico da infecção, principalmente em indivíduos imunocomprometidos, é inquestionável. Dentre as provas para a detecção de anticorpos anti-Toxoplasma, o método de aglutinação direta (MAD) destaca-se por ser altamente sensível e específico, reproduzível, de execução pouco laboriosa, de baixo custo e, principalmente, ser capaz de diferenciar os estágios da infecção toxoplásmica pela utilização de antígeno fixado pela acetona. A acetona permite a exposição somente de antígenos de fase aguda da infecção, enquanto que a formalina expõe tanto os de fase aguda como crônica, Desta forma, pretende-se padronizar o método de aglutinação direta com antígeno fixado pela acetona; verificar a cinética de anticorpos séricos em ratos inoculados via oral, com bradizoítos de T. gondii, em ambas as provas, (fixação em acetona e formalina), bem como avaliar também a evolução dos títulos de anticorpos face à reagudização da infecção crônica, de ratos, frente à imunodepressão, propiciada pela utilização de corticóide. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, RODRIGO C.; DA SILVA, ARISTEU V.; LANGONI, HELIO. Recrudescence of Toxoplasma gondii infection in chronically infected rats (Rattus norvegicus). Experimental Parasitology, v. 125, n. 4, p. 409-412, . (03/08063-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rodrigo Costa da. Diferenciação entre os estágios agudo e crônico na infecção toxoplásmica pela técnica de aglutinação direta modificada. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.