Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise comparativa entre os afixos que formam os termos em portugues e os termos equivalentes em espanhol no dominio da dermatologia.

Processo: 03/11714-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lidia Almeida Barros
Beneficiário:Ivanir Azevedo Delvizio
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Terminologia   Dermatologia   Tradução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afixos | Dermatologia | Espanhol | Terminologia | Terminologia Comparada | Traducao

Resumo

Nossos estudos sobre Terminologia iniciaram-se em 2002, quando, em nível de Iniciação Científica, passamos a integrar uma equipe que tem por objetivo a elaboração de um Vocabulário Multilíngüe de Dermatologia, sob a coordenação da Prof3. Dra. Lidia Almeida Barros. A língua de partida é o português e as de chegada são o espanhol, francês, italiano e inglês. Durante nosso trabalho buscando as equivalências em espanhol, percebemos que o uso de afixos na formação dos termos é muito produtivo. Chamou-nos ainda mais a atenção o fato de tais prefixos e sufixos nem sempre coincidirem em português e espanhol. Por isso, pretendemos realizar uma análise comparativa entre os termos da Dermatologia nessas duas línguas e identificar os principais afixos presentes no processo de formação da terminologia desse domínio em português e em espanhol. Para isso, já empreendemos a busca de 240 equivalências em espanhol e assumimos, agora, a responsabilidade pela pesquisa de mais 500 equivalências, que complementarão nosso material de análise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DELVIZIO, Ivanir Azevedo. Equivalência lexical e aspectos morfológicos de termos em português e espanhol do domínio da dermatologia. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.