Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da ultra-estrutura dos espermatozoides de dendrobates tinctorius e de epipedobates machallila (anura, dendrobatidae).

Processo: 05/05132-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Shirlei Maria Recco-Pimentel
Beneficiário:Paula de Camargo Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anura   Cromossomos   Cariótipo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anuros | Cariotipo | Cromossomos | Dendrobates | Citogenética animal

Resumo

A família Dendrobatidae, composta por 9 gêneros, é um grupo de anuros cujas relações inter- e intragenéricas permanecem controversas. Os gêneros dos dendrobatídeos têm sido amplamente representados em estudos moleculares recentes enfocando aspectos de biogeografia, dieta e evolução do aposematismo e toxicidade. Estudos comparativos com enfoque citogenético, no entanto, são escassos para a família quando se leva em conta seu elevado número de espécies. Destaca-se nesse sentido a escassez de dados de bandamento cromossômico para as espécies já analisadas cariotipicamente. Só com o aumento do número de espécies estudadas dos diferentes gêneros, será alcançado, no futuro, um panorama mais abrangente com dados cromossômicos para esses anuros neotropicais. Dentro dessa família, as espécies de Colostethus e Epipedobates, tidas como menos especializadas, apresentaram maior número de cromossomos (2n = 22 ou 24) enquanto que em espécies de Dendrobates, considerado o gênero mais especializado da família, os números encontrados até o momento, entre apenas seis espécies analisadas, foram 2n = 20 ou 2n = 18 cromossomos. Nesse projeto propõe-se o ampliar o estudo de espécies do gênero Dendrobates do território brasileiro através não só da análise cariotípica convencional, mas também por diferentes métodos de bandamento cromossômico. Nesse primeiro ano, para a iniciação científica da aluna Paula de Camargo Rodrigues, serão estudadas duas espécies, D. quinquevittatus e D. castaneoticus.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, PAULA CAMARGO; AGUIAR, ODAIR; SERPIERI, FLAVIA; LIMA, ALBERTINA PIMENTEL; UETANEBARO, MASAO; RECCO-PIMENTEL, SHIRLEI MARIA. Chromosome analysis of five Brazilian species of poison frogs (Anura: Dendrobatidae). JOURNAL OF GENETICS, v. 90, n. 1, p. 31-37, . (02/12139-9, 05/05132-6)