Busca avançada
Ano de início
Entree

Letramento de educadores(as) e ensino da leitura com jovens e adultos.

Processo: 05/52519-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
Beneficiário:Claudia Lemos Vóvio
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/09775-0 - Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento, AP.TEM
Assunto(s):Educação de jovens e adultos   Formação de professores   Letramento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao De Jovens E Adultos | Ensino Da Leitura | Formacao De Educadores | Formacao Do Leitor | Letramento

Resumo

A presente pesquisa visa a investigar, por meio de estudos de caso, as práticas de leitura em que estão envolvidos(as) educadores(as) populares, assim como os modelos de ensino e as referências pedagógicas que utilizam em programas voltados a minimizar o analfabetismo na .população jovem e adulta. A convocação desses(as) educadores(as) para atuar como alfabetizadores(as) é uma prática comum no Brasil. Grande parte dos educadores(as) mobilizados(as) possui nível de escolaridade que varia do ensino fundamental ao ensino médio e toma para si a importante tarefa de ensinar a ler e a escrever pessoas jovens e adultas não escolarizadas, ampliando seus repertórios em práticas sociais de uso da linguagem escrita. Pretende-se, especificamente, compreender e estabelecer relações entre dois campos: i) o dos percursos de formação de leitores(as) e as práticas de leitura em que esses(as) educadores(as) se envolvem cotidianamente; ii) o da didática (orientações e estratégias de que lançam mão para ensinar a ler). Do ponto de vista prático, a pesquisa busca produzir um conjunto de indicações voltadas ao delineamento de programas e estratégias de formação de educadores(as), além de contribuir para o estabelecimento de um quadro analítico sobre as bases que fundamentam suas escolhas quanto ao ensino da leitura, as representações que têm sobre o ato de ler, sobre si mesmos como usuários da escritas e de seus educandos como aprendizes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VÓVIO, Claudia Lemos. Entre discursos: sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.