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Entre discursos: sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos

Texto completo
Autor(es):
Claudia Lemos Vóvio
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Angela Kleiman; Roxane Helena Rodrigues Rojo; Terezinha de Jesus Machado Maher; Ana Lúcia Guedes Pinto
Orientador: Angela Kleiman
Resumo

A presente pesquisa visa a investigar os sentidos, as identidades leitoras, os acervos e as práticas de leitura em que estão envolvidos alfabetizadores que atuam em programas voltados à promoção da alfabetização na população jovem e adulta, por meio de estudo de caso no município de Itaquaquecetuba, São Paulo. A convocação desses agentes para atuar como alfabetizadores é uma prática comum no Brasil. Atualmente, coexistem variados programas organizados por governos, empresas privadas, universidades e organizações da sociedade, com ações em nível nacional e local. Grande parte dos educadores mobilizados possui nível de escolaridade que varia do ensino fundamental ao ensino médio e toma para si a importante tarefa de ensinar a ler e a escrever pessoas jovens e adultas não ou pouco escolarizadas, ampliando seus repertórios em práticas sociais de uso da linguagem escrita. Do ponto de vista prático, a pesquisa busca produzir um conjunto de indicações voltadas ao delineamento de programas e estratégias de formação de educadores populares, além de contribuir para o estabelecimento de um quadro descritivo e analítico sobre as bases que fundamentam a ação de educadores como estes, área pouco explorada na pesquisa em educação lingüística (AU)

Processo FAPESP: 05/52519-3 - Letramento de educadores(as) e ensino da leitura com jovens e adultos.
Beneficiário:Claudia Lemos Vóvio
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado