Bolsa 15/18949-2 - Educação continuada, Formação continuada do professor - BV FAPESP
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A formação de professores: mudanças e permanências entre o PNAIC e o ler e escrever

Processo: 15/18949-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Elvira Cristina Martins Tassoni
Beneficiário:Camila Mattos dos Reis
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Formação continuada do professor   Ensino fundamental   Alfabetização   Letramento   Leitura e escrita   Análise documentária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização e Letramento | Formação de professores em serviço | leitura e escrita na escola | Formação de Professores

Resumo

Esta pesquisa tem como proposta estudar os documentos oficiais que regulamentam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa federal de formação continuada de professores alfabetizadores. O objetivo é compreender como se constitui a proposta de formação de professores do PNAIC e investigar em que se diferencia esta proposta de formação de professores em relação à proposta do Programa Ler e Escrever, programa estadual paulista de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que ainda está em vigência, juntamente com o PNAIC. A pesquisa é qualitativa e será realizada por meio de análise documental. O material de análise contém a proposta de formação para os professores do 1º ao 3º ano e será obtido por meio do acesso ao site do Ministério da Educação. O estudo desse material trará possibilidades de compreender os princípios que embasam a proposta de formação e como ela se efetiva na prática. Após esse estudo, outro ocorrerá: dos documentos que relacionados ao Programa Ler e Escrever, com base nas produções no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, sobre a proposta de formação do Programa Ler e Escrever. Dessa forma, será possível estabelecer comparações entre as duas propostas. Espera-se contribuir para maior compreensão das tendências mais atuais das políticas de formação de professores e para maior clareza em relação a avanços, permanências e retrocessos nas mudanças frequentes dos programas de formação de professores alfabetizadores.

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