Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinamica do ar em barra pulverizadora assistida a ar: efeito na deposicao da pulverizacao e controle da ferrugem asiatica da soja.

Processo: 07/03612-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 26 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Carlos Gilberto Raetano
Beneficiário:Vilson Luís Kunz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Soja   Tecnologias de aplicação de agrotóxicos   Pulverização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:assistencia de ar | ferrugem asiática | Pulverização | Soja | tecnologia de aplicação | Defesa fitossanitária

Resumo

O projeto de pesquisa será conduzido em três fases a serem realizadas na Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP – Botucatu e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Jacto, situado no município de Pompéia, Vila Paulópolis – SP. Na primeira fase será desenvolvido método para medição da velocidade e volume de ar em barras de pulverização dotadas de assistência de ar, em condições de laboratório e a campo. O delineamento experimental aplicado nesta fase, será inteiramente casualizado no esquema fatorial 9 x 10 (nove posições ao longo da barra x dez distâncias em relação à saída de ar) para a variável velocidade do ar, em três repetições. A interação rotação do ventilador x velocidade do ar será representada pela análise de regressão em grau correspondente. Na segunda fase serão desenvolvidos estudos comparativos da dinâmica do ar, utilizando-se barras com única e dupla saídas de ar. A dinâmica do movimento do ar será representada na forma gráfica. Na terceira fase do projeto, serão realizados estudos comparativos de deposição da pulverização nos sistemas com única e dupla saída de ar, em relação à barra de pulverização convencional (sem assistência de ar), bem como o efeito dessas tecnologias sobre a eficiência de controle da ferrugem asiática da soja. Para a análise dos volumes dos depósitos da pulverização (µL cm-2) o delineamento experimental adotado será o inteiramente casualizado distribuído no esquema fatorial 3 x 2 (três sistemas de pulverização: única e duplas saídas de ar e sem assistência de ar junto à barra x duas posições de amostragem: inferior e superior), em quatro repetições. Assim, para cada posição de amostragem serão obtidos dados médios de 16 alvos artificiais. A análise de variância dos dados será realizada pelo teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Para avaliação da eficiência dos sistemas de pulverização no controle da ferrugem da soja, será conduzido um experimento com delineamento de blocos ao acaso com 4 tratamentos: barra de pulverização com única saída de ar; barra com dupla saída de ar; barra de pulverização convencional (sem ar) e testemunha, distribuídos em 5 repetições.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KUNZ, Vilson Luís. Dinâmica do ar em barra pulverizadora, com saída única e dupla, deposição da calda e controle da ferrugem asiática da soja. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.