Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise teorica de edfas com controle totalmente optico de ganho.

Processo: 07/57099-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Aldário Chrestani Bordonalli
Beneficiário:Rafael Martins Buck de Godoy
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Automatico De Ganho | Edfa | Redes Wdm | Sistemas Wdm

Resumo

Nas propostas atuais de redes ópticas, a multiplexação por divisão em comprimento de onda é adotada como técnica de transmissão, associada ou não a esquemas funcionais de chaveamento, adição, remoção e/ou conversão de comprimento de onda de canais. Se estes últimos são empregados no projeto da rede, está adquire características dinâmicas que otimizam a transmissão dos sinais e a utilização da banda disponível. Para amplificação óptica, os projetos prevêem, em sua maioria, o emprego de um ou mais EDFAs na camada física. No entanto, o ganho proporcionado por este tipo de amplificador óptico, quando saturado, apresenta uma forte dependência com o nível de potência em sua entrada. Considerando-se o aumento do número de canais como uma forma de ampliar a capacidade de transmissão e adotando-se as funcionalidades propostas para as redes ópticas atuais, pode-se afirmar que os amplificadores à fibra utilizados nestas redes possuem grandes chances de operarem saturados e com considerável variação aleatória de potência óptica em suas entradas. Portanto, dependendo do número de canais acoplados, a amplificação pode ser maior ou menor, causando sérias penalidades devido ao excesso ou falta de potência óptica por canal e deteriorando, ou até impossibilitando, a transmissão da informação. Assim sendo, técnicas de controle automático de ganho têm sido propostas a fim de eliminar a dependência de ganho do EDFA com o número de canais acoplados, em redes atuais. Em particular, o objetivo deste trabalho será o de estudar e modelar a técnica totalmente óptica de controle automático de ganho para EDFAs. Como resultado, pretende-se obter uma rotina de simulação que permita prever o comportamento do amplificador de ganho controlado sob diversas condições de operação de rede, fornecendo uma ferramenta útil para a análise e projeto de EDFAs para redes reconfiguráveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODOY, Rafael Martins Buck de. Modelagem dinâmica do EDFA e o controle totalmente óptico de ganho. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Campinas, SP.