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A arte impopular de gilberto mendes: musica e perfomance na contemporaneidade.

Processo: 07/58099-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Rita de Cássia Lahoz Morelli
Beneficiário:Carla Delgado de Souza
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Brasil   Contemporaneidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Campo Artistico | Contemporaneidade | Musica Nova | Perfomance

Resumo

Essencialmente performática, a música erudita da alta modernidade artística utiliza uma linguagem artística bastante refinada, considerada de difícil entendimento pela maioria da população. Apesar do desinteresse do grande público, a assim chamada música nova é bastante privilegiada no universo da música erudita, uma vez que conhecer e entender essa expressão artística significa deter um determinado capital cultural, inacessível à maioria da população. Por meio dessa investigação, que estará ancorada na análise da trajetória de Gilberto Mendes (1922) importante compositor dessa vanguarda no contexto brasileiro, será possível compreender as regras sociais do campo artístico da música erudita contemporânea no Brasil, evidenciando com isso as estratégias usadas por seus atores sociais para atingirem a consagração. Entendendo que as disputas no interior do campo artístico se fazem com base em discussões formais e estéticas, é necessário compreender o que essa linguagem musical revela quando inova em alguns aspectos centrais em relação à tradição musical européia, ao enfatizar o caráter cênico como objeto musical por excelência. Para isso, a pesquisa pretende analisar os discursos dos atores sociais envolvidos nesse fazer musical, no que se refere às esferas da produção, recepção e apreciação da música nova no contexto brasileiro. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Carla Delgado de. Os caminhos de Gilberto Mendes e a música erudita no Brasil. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.