Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de tratamentos de superfície na resistência ao cisalhamento da união de um cimento resinoso à liga de níquel-cromo.

Processo: 09/06202-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Renata Garcia Fonseca
Beneficiário:Samira Branco Martins
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cimentação   Cimentos de resina   Resistência de união (odontologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cimento Resinoso | deposição de silica | liga de NiCr | Resistência de união | tratamentos de superfície | Cimentação

Resumo

As ligas de níquel-cromo (NiCr) ainda têm sido muito utilizadas na confecção de restaurações metalocerâmicas, cuja longevidade está na dependência da realização bem sucedida das várias etapas de confecção, sendo a cimentação uma delas. Os cimentos resinosos, pelas suas atrativas propriedades consagradas na literatura, têm sido muito utilizados na cimentação das restaurações metalocerâmicas, principalmente nas situações em que o preparo dentário apresenta limitada retenção friccional. Com a finalidade de se buscar uma união aprimorada na interface metal/cimento, pode-se lançar mão de associações de tratamentos de superfície que preferencialmente promovam união mecânica e química. Várias modalidades de tratamentos conseguem alcançar este objetivo. Entretanto, é necessário avaliar quais tratamentos promovem maior resistência de união. Sendo assim, este estudo tem como objetivo avaliar o efeito de diferentes tratamentos de superfície na resistência ao cisalhamento da união do cimento resinoso RelyX ARC à liga de NiCr Verabond II. Serão confeccionados 80 discos (9,0 mm de diâmetro e 3,0 mm de espessura) em NiCr fundido, cujas superfícies serão regularizadas com lixas de granulação 150, 400 e 600 em politriz e, então, serão divididos aleatoriamente em 4 grupos (n=20), os quais receberão uma das seguintes condições de jateamento: (1) partículas de óxido de alumínio (Al2O3) de 50 µm; (2) partículas de Al2O3 de 120 µm; (3) partículas de Al2O3 de 30 µm modificadas por sílica (Cojet Sand); (4) partículas de Al2O3 de 110 µm modificadas por sílica (Rocatec). Para cada condição de jateamento, os seguintes tratamentos pós-jateamento serão utilizados (n=10): (1) silano RelyX Ceramic Primer; (2) primer para metal Alloy Primer. O cimento resinoso RelyX ARC será aplicado utilizando-se uma matriz metálica bipartida (5,0 mm de diâmetro interno e 2,0 mm de espessura). Os espécimes serão armazenados, em água destilada, em estufa a 37 ºC por 24 horas, termociclados (5.000 ciclos - 5 e 55 ºC) e, após 24 horas adicionais de armazenamento nas mesmas condições anteriores, submetidos ao ensaio de cisalhamento. Os dados (MPa) serão tabulados e analisados por meio de testes estatísticos objetivando investigar os efeitos dos fatores de variação condição de jateamento e tratamento pós-jateamento. O modo de fratura será avaliado em microscópio estereoscópico (20x) e classificado em adesiva, coesiva ou mista.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, RENATA GARCIA; MARTINS, SAMIRA BRANCO; ABI-RACHED, FILIPE DE OLIVEIRA; DOS SANTOS CRUZ, CARLOS ALBERTO. EFFECT OF DIFFERENT AIRBORNE-PARTICLE ABRASION/BONDING AGENT COMBINATIONS ON THE BOND STRENGTH OF A RESIN CEMENT TO A BASE METAL ALLOY. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 108, n. 5, p. 316-323, . (09/06202-9)