Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia de Phylloicus muller 1880 (Trichoptera: Calamoceratidae)

Processo: 09/51505-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Claudio Gilberto Froehlich
Beneficiário:Fábio Batagini Quinteiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Insetos aquáticos   Trichoptera
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comparacao Morfologica | Descricao | Habito Diurno | Insetos Aquaticos

Resumo

A ordem Trichoptera é a maior e mais diversa ordem de insetos exclusivamente aquáticos. Ela conta com aproximadamente 13000 espécies distribuídas em todo o mundo, com 378 no Brasil. Os tricópteros são divididos em três subordens: Annulipalpia, Integripalpia e Spicipalpia, sendo a última de monofilia questionada. Contida em Integripalpia está a família Calamoceratidae, que possui distribuição cosmopolita e conta com oito gêneros viventes e um fóssil, sendo encontrado no Brasil apenas o gênero Phylloicus. Esse gênero possui catalogadas 17 espécies no Brasil e é caracterizado por ser um dos poucos grupos de tricópteros que possui atividade diurna e crepuscular. Por ser de distribuição cosmopolita, essa família pode ser de grande valor em levantamentos e para isso é necessário um profundo e específico conhecimento acerca dela, uma vez que os trabalhos de taxonomia de insetos aquáticos no Brasil são escassos. Nesse contexto pretende-se com esse trabalho a descrição morfológica de pelo menos três espécies de Phylloicus encontradas no lago Monte Alegre, no campus de Ribeirão Preto da USP e na RPPN Serra Bonita em Camacan, Bahia. Os espécimes serão coletados com o auxílio de puçás na vegetação da margem de corpos d'água e também através de atração luminosa. Posteriormente o material coletado será devidamente preparado e descrições associadas a ilustrações serão feitas e os resultados serão publicados em periódicos especializados. Com isso, ocorrerá um aumento do conhecimento da fauna de Trichoptera brasileira, facilitando futuros trabalhos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUINTEIRO, FABIO B.; CALOR, ADOLFO R.; FROEHLICH, CLAUDIO G.. A new species of Phylloicus Muller, 1880 (Trichoptera: Calamoceratidae), from southeastern Brazil, including descriptions of larval and pupal stages. Zootaxa, v. N/A, n. 2748, p. 9-pg., . (09/51505-0, 03/10517-9)