Processo: | 10/11169-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2010 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2011 |
Área de conhecimento: | Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada |
Pesquisador responsável: | Luis Cesar Schiesari |
Beneficiário: | Larissa Bellezi |
Instituição Sede: | Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 08/57939-9 - Impactos da expansão da agroindústria da cana-de-açúcar sobre comunidades aquáticas, AP.BIOEN.JP |
Assunto(s): | Agricultura Desenvolvimento Fertilizantes Ecotoxicologia |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Agricultura | ambientes aquáticos | desenvolvimento | Ecologia | ecotoxicologia | Fertilizantes | Ecotoxicologia |
Resumo O despertar mundial de um novo paradigma no fornecimento de energia - os biocombustíveis - aponta para uma continuada expansão da agroindústria da cana-de-açúcar no Brasil. Dentro do manejo da cultura de cana-de-açúcar é notável a aplicação maciça de fertilizantes nitrogenados (em média 200 kg/ha; FAO 2004). Parte deste fertilizante, uma vez em solução, termina por contaminar corpos d´água na forma dos íons nitrito, nitrato e amônia. Estes íons têm efeitos ecotoxicológicos sobre a fauna aquática. Ocorre que efeitos ecotoxicológicos são frequentemente modulados pelo estágio de desenvolvimento dos indivíduos expostos, e esta modulação pode ser crítica para a propagação dos efeitos para o nível das populações dependendo da correspondência temporal entre a aplicação de fertilizantes e a fenologia do desenvolvimento das espécies. Este projeto pretende testar a hipótese de que há variação ontogenética na sensibilidade de larvas de anfíbios a fertilizantes nitrogenados e seus componentes, e paralelamente associar a fenologia de desenvolvimento da espécie estudada, e portanto a época de ocorrência de eventuais estágios sensíveis na natureza, ao cronograma de aplicação de fertilizantes na área de estudos. | |
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