Busca avançada
Ano de início
Entree

Selecao de progenies e clones de seringueira para estabilidade e adaptabilidade fenotipica atraves de diferentes metodos de avaliacao

Processo: 10/50049-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Paulo de Souza Gonçalves
Beneficiário:Lígia Regina Lima Gouvêa
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ammi   Produtividade   Hevea brasiliensis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ammi | Hevea Brasiliensis | Metodos De Selecao | Produtividade | Reml/Blup

Resumo

A avaliação de progênies e clones de seringueira é feita em ambientes que apresentam grandes diferenças edafo-climáticas. Sendo assim, espera-se a presença da interação genótipos por ambientes (G x A) e que a mesma tenha influência na seleção de progênies e genótipos superiores, exigindo, portanto, um estudo comparativo de vários métodos nos programas de melhoramento da seringueira. O objetivo dessa proposta de pesquisa é avaliar a estabilidade e adaptabilidade de progênies e clones de seringueira, através de diferentes métodos de avaliação. Visando, através desse estudo, conhecer melhor o comportamento dos genótipos de seringueira e a aplicabilidade dessas diferentes análises, uma vez, que estudos comparativos dessa natureza em espécies perenes ainda são bastante escassos e na cultura da seringueira ainda não foram realizados. Para isso, serão utilizadas análises baseadas em ANOVA, regressão linear, análise não paramétrica, AMMI (Efeito principal aditivo e interação multiplicativa) e REML/BLUP (Máxima Verossimilhança Residual ou Restrita/ Melhor Predição Linear não Viesada), com ênfase na produção de látex e vigor da seringueira. O material vegetal utilizado consistirá de duas populações de progênies, a primeira composta por 22 progênies de meios-irmãos, avaliadas em experimentos em Pindorama, Votuporanga e Jaú. A segunda população consistirá de 30 progênies provenientes de clones das séries RRIM (700, 800 e 900), PB (200 e 300), avaliados em instalados em Selvíria, Votuporanga e Colina. Será utilizada, também, uma população de clones avaliada em Votuporanga, Mococa, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Matão. O número adequado de locais para avaliações será estimado baseado na estimativa de correlação genética. A predição dos ganhos genéticos será estimada baseando-se na estatística Reml/BLup considerando os critérios de produtividade e estabilidade; produtividade e adaptabilidade e produtividade, estabilidade e adaptabilidade das melhores famílias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA GOUVEA, LIGIA REGINA; PERES SILVA, GUILHERME AUGUSTO; TEIXEIRA DE MORAES, MARIO LUIS; SCALOPPI-JUNIOR, ERIVALDO JOSE; DE FREITAS, ROGERIO SOARES; GONCALVES, PAULO DE SOUZA. Association among stability measurements in rubber tree traits. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS, v. 81, p. 110-116, . (10/50049-8, 12/15530-2, 10/09097-9)
LIMA GOUVEA, LIGIA REGINA; TEIXEIRA DE MORAES, MARIO LUIZ; PIFFER GONCALVES, ELAINE CRISTINE; DE MORAES, MARCELA APARECIDA; GONCALVES, PAULO. Genetic variability of traits of the laticiferous system and association with rubber yield in juvenile and adult rubber tree progenies. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS, v. 186, p. 8-pg., . (18/18300-4, 10/50049-8)