Busca avançada
Ano de início
Entree

Redes de indigenização das ciências: acadêmicos indígenas e a objetivação da "cultura"

Processo: 12/24078-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Dominique Tilkin Gallois
Beneficiário:Augusto Ventura dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acadêmicos indígenas | antropologia das ciências | indigenização da modernidade | objetivação da cultura | sistemas de conhecimento | Objetivação da cultura

Resumo

A pesquisa que ora projetamos realizar tem como tema as práticas de apropriação das ferramentas de produção de conhecimento científico-acadêmicas por estudantes universitários indígenas no Brasil. Apoiados num arcabouço problemático retirado do cruzamento de três campos de discussão político-acadêmicos distintos (a saber, a rede de discussões sobre o ensino superior para indígenas no Brasil, o âmbito da indigenização da "cultura" e o âmbito da Antropologia das Ciências), tencionamos verificar como, na experiência de inserção tais estudantes na universidade, vem ocorrendo a conexão ou inter-relação entre distintos modos de conhecimentos e de vida. Para alcançar tal objetivo e apreender essas múltiplas conexões, tentaremos delinear a trajetória de vida e estudantil de alguns acadêmicos indígenas que participam de distintos contextos de inserção de indígenas no ensino superior do país.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Augusto Ventura dos. Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.