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Autoavaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade

Processo: 15/11305-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Julio Gomes Almeida
Beneficiário:Julio Gomes Almeida
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ana Carolina Porto Lemes ; Ana Cristina Bueno Rot ; ARMINDA MARTINS VELOSO DO NASCIMENTO ; Azenate Moreira de Souza ; BEATRIZ DOS SANTOS DE ANDRADE ; Carlos Augusto de Santana ; Carolina do Nascimento Gremelmaier Moreira ; César Alexandre dos Santos ; Cristiane Braga Ferreira ; Daniela Ambrosevicius ; Daniela da Rocha Lima ; Daniela Morales Monteiro ; Dirley Adriano de Souza ; Eder Lucas Rodrigues Santana ; Eliane Aparecida Pinto ; ELIENE GOMES VANDERLEI MARDEGAN ; Érica Soares de Carvalho Souza ; Estela Maria Proença Ribeiro ; Gisele Saviani ; Gislaine Cristina do Espirito Santo ; Guilherme Augustus Ragazzi Silva ; Hosana Vanessa G.P.Aguiar ; Janete Ribeiro Nhoque ; João Avelino de Mariz Filho ; José Antonio dos Santos ; Jussara Vicentina Panichi ; Karina Graziela Lins ; Karla Marques de Carvalho ; Kelly de Albuquerque Boaventura ; Kleber Calado Bitencourt ; LILIAN MARQUES ANDRADE ; Luciana Vieira de Sousa ; Manoel Felismino dos Santos ; Margaréte May Berkenbrock Rosito ; Maria Paula Silva Lima Almeida ; Priscila Martins Diniz ; Rosimere Aparecida Lopes Refondini ; Sandra Lúcia Ferreira ; sumair maria panichi
Bolsa(s) vinculada(s):15/24361-8 - Autoavaliação institucional: a percepção dos alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/25242-2 - Autoavaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/25238-5 - Autoavaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 15/25241-6 - Autoavaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/25239-1 - Auto avaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/24364-7 - Autoavaliação institucional: a percepção dos alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/24372-0 - Autoavaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/25237-9 - Autoavaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/25235-6 - Autoavaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/24367-6 - Autoavaliação institucional: a percepção dos alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/24366-0 - Autoavaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/24370-7 - Autoavaliação institucional: a percepção dos alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/25240-0 - Autoavaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/24369-9 - Autoavaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade, BP.EP
15/25234-0 - Autoavaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Avaliação institucional  Qualidade da educação  Escola pública  Aprendizagem  Convívio escolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alunos | aprendizagem | Avaliação Institucional | Convivência na escola | Educação de qualidade | escola pública | Educação de qualidade

Resumo

A realização desta pesquisa tem o propósito de investigar a percepção de alunos do Ensino Fundamental que estudam em escolas das redes públicas municipal e estadual de São Paulo, sobre qualidade da educação. Trata-se de desdobramento da pesquisa Auto avaliação institucional: a construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas, realizada no período de 2011 - 2013 mediante parceria entre uma escola da rede pública municipal e o Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. A pesquisa se apoia nos trabalhos de Freitas (2005), Gatti (2007, 2009), Souza & Bonamino (2012), Saul (2010) Afonso (2011), entre outros. A pesquisa será realizada em cinco escolas públicas sendo duas da rede estadual e três da rede municipal todas situadas no município de São Paulo, mediante parceria que estabeleça intercâmbio institucional e pessoal entre as Unidades Escolares e a Universidade Cidade de São Paulo com vistas à produção de conhecimento nos domínios da teoria e da prática. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANDRA LÚCIA FERREIRA; MARGARÉTE MAY BERKENBROCK-ROSITO; JULIO GOMES ALMEIDA. Ensinar e pesquisar indicadores de qualidade: uma parceria com estudantes do ensino fundamental. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, n. 101, p. 1240-1261, . (15/11305-2)