Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de possíveis inibidores da biossíntese de prenilquinonas e ácidos graxos prenilados nos estágios intraeritrocitários de Plasmodium falciparum

Processo: 16/13948-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Alejandro Miguel Katzin
Beneficiário:Ignasi Bofill Verdaguer
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Parasitologia   Ácidos graxos   Terpenos   Inibidores   Malária   Plasmodium falciparum
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácidos graxos | inibidores | isoprenoides | malária | prenilquinonas | Parasitologia

Resumo

A malária de tipo terciária e maligna é uma doença humana provocada pelo protozoário Plasmodium falciparum. A organização Mundial da Saúde estimou que no ano 2015 de 149 a 303 milhões de pessoas foram acometidas pela malária das quais cerca 438 000 morreram. A maioria das mortes ocorrem em crianças e mulheres gestantes. Já têm surgido resistências aos fármacos atualmente utilizados. Por causa disso torna-se necessário encontrar alvos para o desenvolvimento de novos antimaláricos. O estudo das vias essenciais para o parasita e ausentes no hospedeiro vertebrado é uma estratégia para o desenvolvimento de novas drogas. Após demostrar a biossíntese de isoprenóides utilizando a via 2-C-metil-D-eritritol-4-fosfato (MEP) em P. falciparum, nosso laboratório tem estudado diversas vias de biossínteses secundárias de compostos isoprênicos como possível alvo para o tratamento da doença. Nessa linha, o nosso grupo conseguiu identificar varias prenilquinonas em Plasmodium falciparum como o tocoferol, a menaquinona, a ubiquinona e atualmente esta conseguindo provas da presença de filoquinona. É racional pensar que uma inibição da biossíntese destas substâncias poderia afetar o desenvolvimento do parasita. De fato, alguns compostos que alteram a biossínteses de diferentes compostos isoprênicos já foram testados com êxito em Plasmodium. Neste estudo queremos avaliar e estudar o efeito antimalárico, em cultivos de Plasmodium falciparum, de novas drogas que especulamos poder inibir sínteses de prenilquinonas ou ácidos graxos prenilados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VERDAGUER, Ignasi Bofill. Avaliação de possíveis inibidores da biossíntese de produtos isoprenilados e estudo da biossíntese de prenilquinonas nos estágios intraerotricitários de Plasmodium falciparum.. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.