Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação de materiais radiologicamente equivalentes ao tecido humano

Processo: 17/23034-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Costa
Beneficiário:Bruna Costa Nascimento
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Física médica   Dosimetria   Proteção radiológica   Raios X
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dosimetria | Materiais radiologicamente equivalentes | Proteção Radilológica | Raios X | Física Médica

Resumo

No Brasil, atualmente, instrumentos de medição indispensáveis para as atividades de controle de qualidade e dosimetria de equipamentos médicos, tais como câmaras de ionização, medidores de tensão e tempo de exposição, bem como os objetos simuladores são, em sua grande maioria, importados e de alto custo. Além disso, os poucos materiais nacionais disponíveis não englobam todas as necessidades do mercado interno nesta área, reforçando a necessidade de importações. O mesmo ocorre com os simuladores de tecido que devem ser utilizados em rotinas de controle de qualidade e proteção radiológica em Medicina. O objetivo geral deste trabalho é o apoio na caracterização de objetos simuladores (phantoms) com propriedades de transmissão e espalhamento equivalentes ao tecido humano para estudos de dose de pacientes na faixa de energias de radiação utilizadas em diagnóstico por imagens. Os materiais a serem avaliados estão sendo desenvolvidos no projeto de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora CNPq/DT do orientador/proponente. Estes materiais não têm similares nacionais e, mesmo aqueles disponíveis no mercado externo ao Brasil, não estão adequadamente caracterizados para uma boa representação das propriedades de atenuação e espalhamento da radiação ionizante na faixa de energias utilizadas em diagnóstico por imagens (5-150 keV). Desta forma, a relevância deste trabalho está concentrada no domínio da elaboração e da caracterização destes tipos de materiais, bem como na construção de protótipos que serão validados experimentalmente. Com isso, o aluno, além de ter a oportunidade de familiarizar-se com técnicas experimentais, poderá participar do processo produtivo destes potenciais produtos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRIMAIO, AUDREW; NASCIMENTO, BRUNA C.; BARRIO, RAMON M. M.; CAMPOS, LETICIA L.; COSTA, PAULO R.. X-ray spectrometry applied for determination of linear attenuation coefficient of tissue-equivalent materials (Reprinted from Radiation Physics and Chemistry, vol 160, pg 89-95, 2019). Radiation Physics and Chemistry, v. 167, p. 7-pg., . (10/12237-7, 17/23034-9)
FRIMAIO, AUDREW; NASCIMENTO, BRUNA C.; BARRIO, RAMON M. M.; CAMPOS, LETICIA L.; COSTA, PAULO R.. X-ray spectrometry applied for determination of linear attenuation coefficient of tissue-equivalent materials. Radiation Physics and Chemistry, v. 160, p. 89-95, . (17/23034-9, 10/12237-7)