Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de populações de rizobactérias de citros sob sistemas de cultivo orgânico e convencional

Processo: 23/01392-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2025
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Helvecio Della Coletta Filho
Beneficiário:Nathália Mancine
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/14584-8 - Comunidades sintéticas da microbiota da rizosfera de citros visando benefícios ao desenvolvimento da planta e resistência a estresses, AP.TEM
Assunto(s):Citrus   Rizobactérias   RNA ribossômico 16S   Microbiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citros | microbioma do solo | rizobactérias | 16S rRNA | Microbiologia

Resumo

Estudos tem demonstrado que bactérias promotoras de crescimento em plantas (BPCPs) tem trazido inúmeras vantagens às plantas tanto em termos de desenvolvimento quanto em resiliência frente a estresses bióticos e abiótico. Porém, estes estudos são escassos em citros e ainda mais envolvendo a prospecção de potenciais BPCP, principalmente buscando estirpes em ambientes com produção orgânica de citros. O projeto tem como objetivo investigar comunidades bacterianas do sistema radicular de plantas de citros com potencial BPCPs, sob cultivos orgânico e convencional. A hipótese é que BPCPs são mais abundantes no sistema de produção orgânica. Para isso, amostragens de raízes e solo serão coletadas de plantas de citros conduzidas sob estes dois sistemas de cultivo e a população bacteriana será isolada do sistema radicular (rizosfera e rizoplano) em quatro diferentes meios de cultura (R2A, TWYE, PSM e TSA 10%). A seleção dos microrganismos será realizada por aspectos morfológicos das colônias que após crescidas em meio líquido em placas de 96 poços serão armazenados sob condições criogênicas. A definição dos OTUs ("operational taxonomic unit") será realizada por meio de análise de sequencias da região V3-V9 do gene 16S rRNA obtidas por meio de sequenciamento Illumina. Adicionalmente, potenciais OTUs com características para BPCPs definidas por comparação das sequencias em bancos de dados, serão caracterizadas in vitro quanto sua capacidade de formação de biofilme; solubilização de fosfato; produção de sideróforos, exopolissacarídeos (EPS) e auxina (AIA). Espera-se ao final deste estudo obter isolados (OTUs) que possam compor comunidades sintéticas (SymCom) de bactérias para serem testadas em experimentos in vivo em plantas de citros sob condições de casa-de-vegetação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, HELENA SANTIAGO; MANCINE, NATHALIA; PERUCHI, GIOVANA BETIN; FRANCISCO, CAROLINA SARDINHA; WANG, NIAN; DE SOUZA, RAFAEL SOARES CORREA; ARMANHI, JADERSON SILVEIRA LEITE; COLETTA-FILHO, HELVECIO DELLA. Microbial community of cultivated and uncultivated citrus rhizosphere microbiota in Brazil. SCIENTIFIC DATA, v. 11, n. 1, p. 8-pg., . (20/14584-8, 23/13314-5, 23/03131-0, 23/01392-1)