Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto das fossas no aquífero freático - município de Itaquaquecetuba (região metropolitana de São Paulo)

Processo: 96/12756-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1997
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Alberto Pacheco
Beneficiário:Alberto Pacheco
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise da água  Poluição de águas subterrâneas  Aquíferos  Fossas sépticas  Saúde pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agua Subterranea | Analise | Contaminacao | Fossa | Poco | Saude Publica

Resumo

Este projeto visa caracterizar os impactos causados pelos sistemas de saneamento in situ (fossas sépticas e comuns) no meio ambiente, particularmente nas águas subterrâneas. A área de estudo está localizada no município de Itaquaquecetuba (SP), cuja taxa de mortalidade infantil é uma das maiores da Região Metropolitana de São Paulo. Como universo de estudo, foi tomado um bairro que reflete a situação do município, denominado Parque Recanto Mônica. Trata-se de uma área com aproximadamente 3.200 habitantes, os quais não possuem saneamento básico. Utilizam água subterrânea extraída do aquífero freático local através de poços rasos, cuja água apresenta qualidade visivelmente degradada devido ao grande número de fossas. Pretende-se caracterizar a qualidade da água subterrânea do ponto de vista químico (cátions e ânions principais) e microbiológico. Este último incluirá a detecção de microorganismos indicadores de qualidade (coliformes totais, coliformes fecais e colifagos) e patógenos propriamente dito, como a Salmonela (bactéria) e o Cryptosporidium (protozoário). Será feito um levantamento das doenças de veiculação hídrica incidentes nesta população junto ao Posto de Saúde do bairro, as quais serão comparadas e relacionadas com as análises realizadas na água subterrânea. Um programa de educação ambiental será desenvolvido, visando transferir informações para as pessoas atendidas pelo projeto sobre desinfecção da água... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA DE CARVALHO GAMBA; ELISA MARA PRIOLI CIAPINA; RODRIGO S. ESPÍNDOLA; ALBERTO PACHECO; HELENA PELLIZARI. Detecção de oocistos de Cryptosporidium sp. em águas de poço para consumo humano em Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo. Brazilian Journal of Microbiology, v. 31, n. 2, p. 151-153, . (96/12756-5)