Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento pós-natal do pâncreas da cobaia (Cavia porcellus): estudo alométrico, estereológico e ultraestrutural

Processo: 97/01355-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1997
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Rumio Taga
Beneficiário:Rumio Taga
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Morfometria  Alometria  Pâncreas  Células eucarióticas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alometria | Cobaia | Desenvolvimento Pos Natal | Morfometria | Pancreas | Ultraestrutura

Resumo

O desenvolvimento ontogenético do pâncreas da cobaia é pouco estudado. Contrapondo a este fato, a célula acinosa pancreática da cobaia adulta é uma das células eucariontes mais extensivamente estudada, e portanto conhecida. Deste modo, na presente pesquisa pretendemos avaliar em cobaias com idades compreendidas entre 2 a 140 dias de vida pós-natal: a) a massa corporal e pancreática; b) o volume absoluto de cada compartimento morfológico; c) o volume celular das células acinosas; d) o número total de células acinosas e duetos; e) a superfície externa total e a relação superfície-volume de ácinos e duetos; f) a densidade de volume e superfície do REG e dos grãos de zimogênio nas células acinosas. A análise matemática dos dados de massa pancreática e dos parâmetros morfométrícos absolutos permitirá o cálculo da velocidade de crescimento. O crescimento de massa pancreática, dos volumes compartimentais dos ácinos, duetos e estroma e do número total de células será submetido caso a caso, à análise alométrica pelo método não paramétrico de Wald em função do crescimento de massa corporal; realizaremos também o cálculo do coeficiente de alometria entre os crescimentos de volume do parênquima e do estroma. Os resultados da análise quantitativa serão completados com estudo morfológico qualitativo, ao microscópio óptico e eletrônico, das modificações que ocorrem no pâncreas durante a vida pós-natal, para o seu aperfeiçoamento funcional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ASSIS‚ GF; CESTARI‚ TM; SESSO‚ A.; TAGA‚ R.. Post-Natal Maturation of Acinar Cells of the Guinea Pig Pancreas: An Ultrastructural Morphometric Study. ANATOMIA HISTOLOGIA EMBRYOLOGIA, v. 32, n. 1, p. 36-41, . (97/01355-2, 98/11744-9)