Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de injúrias mecânicas e processamento mínimo na fisiologia pós-colheita de goiabas (Psidium guajava L.)

Processo: 98/05159-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:José Fernando Durigan
Beneficiário:Ben-Hur Mattiuzzo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Goiaba | Injuria Mecanica | Pos Colheita | Processamento Minimo | Psidium Guajava

Resumo

A goiaba é uma fruta tropical altamente perecível, sendo que seus processos fisiológicos são bastante acelerados e seus efeitos podem ser agravados pelas condições às quais as frutas são submetidas após a colheita. O objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos físicos, químicos e bioquímicos da ocorrência de diferentes injúrias mecânicas sobre a qualidade final de goiabas dos cultivares Paluma e Pedro Sato destinadas ao consumo de fruta fresca e minimamente processada. No primeiro experimento serão testados três tipos de lesões: impacto, compressão e corte. Após os tratamentos, os frutos serão colocados em bandejas de isopor e mantidos em condições de ambiente. No segundo experimento os frutos serão submetidos a dois tipos de processamento mínimo: "casquinha" e "palito". O produto depois de mergulhado ou não em solução de ácido ascórbico (1.000 mg/LT-1), será acondicionado em bandejas de isopor recobertas com filme plástico (PVC esticável) e armazenado a 3ºC e umidade relativa de 90%. As avaliações serão feitas a cada 1-3 dias, determinando-se, em ambos experimentos: a coloração, a massa total, o teor de açúcares solúveis totais, sólidos solúveis totais, acidez total titulável e de ácido ascórbico, pH, atividade extraível das enzimas poligaractunorase e pectinametilesterase, o teor de pectina total e solúvel. Determinar-se-á também a evolução de CO2 e etileno. No segundo experimento também se determinará a aparência total, a carga microbiológica do produto e sua qualidade sensorial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATTIUZ, Ben-Hur. Injúrias mecânicas e processamento mínimo de goiabas: fisiologia e qualidade pós-colheita. 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.